A SIBS, empresa que gere a Rede MULTIBANCO, decidiu contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia local, por distrito, e sociedade em geral, e nesse sentido divulga um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas, referente ao distrito de Évora.

Como se pode verificar no gráfico acima, e de acordo com os dados do SIBS Analytics relativamente à semana de 8 a 14 de junho, correspondente à sexta semana de desconfinamento em Portugal, a frequência de consumo no distrito de Évora está neste momento acima da registada antes do aparecimento do primeiro caso de COVID-19 em Portugal, ou seja, em média, realizam-se mais compras em loja agora do que antes da pandemia.

Este é, aliás, apenas um dos 12 distritos nacionais onde isso acontece. Mais concretamente, as compras físicas na Rede MULTIBANCO estão 5 pontos percentuais acima do período pré-COVID, isto é, situam-se agora a 105 pontos base – partindo de uma base de index 100, na qual 100 é equivalente à média diária do número de compras antes de ser registado o primeiro caso de infeção.

É a quarta semana consecutiva de aumento das compras em loja, depois de a frequência do consumo ter chegado praticamente a metade do que era habitual, na semana de 23 de março, em pleno Estado de Emergência – registando na altura apenas 53 pontos base.

Quando comparado com ao resto do país, o distrito de Évora regista, no período em análise, uma frequência de compra 21 pontos base acima da média do país. De sublinhar o dinamismo comercial da zona foi sempre superior ao que se verificou no resto do país ao longo dos últimos meses.

Quanto ao peso da utilização do MB WAY nas compras físicas, o crescimento registado nas últimas semanas foi muito expressivo no distrito de Évora: quase que triplicou, comparativamente ao período pré-pandemia.

Há 12 semanas consecutivas que a frequência de compra com MB WAY tem vindo a aumentar no distrito. Relativamente à semana em análise, de 8 a 14 de junho, a média de compras em loja através do MB WAY registou 354 pontos base, ou seja, 254 pontos acima da média verificada antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal.

Face ao resto do país, a utilização do MB WAY no distrito de Évora está 141 pontos base acima da média nacional.

Relativamente aos levantamentos nos caixas automáticos MULTIBANCO, a média das operações continua abaixo do período pré-COVID. Na semana em análise, os levantamentos neste distrito ficaram 13 pontos base abaixo da média registada antes da pandemia – mas bastante acima da média nacional, com oito pontos de diferença.

Foi no período de Estado de Emergência que o número médio de levantamentos atingiu o nível mais baixo, chegando a cair para metade do total.

Por fim, as compras físicas por cartões estrangeiros estão também aquém do que se verificava antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal, 56 pontos base abaixo, mas significativamente acima da média nacional: 13 pontos de diferença.

Podem ser analisados outros indicadores considerados pertinentes no anexo. Para mais informações, pode consultar a equipa de Marca e Comunicação pelo endereço comunicacao@sibs.com e consultar regularmente o site www.sibsanalytics.com.

Fonte : SIBS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here