Para os Cursos Básico e Secundário

As candidaturas para os Cursos Básico e Secundário no Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica, para o próximo ano letivo, decorrem até 29 de junho.

Segundo a mesma associação, as provas de admissão acontecem de 30 de junho a 3 de julho.

É ainda explicado que “estes cursos funcionam em regime articulado (frequência gratuita, de acordo com as vagas existentes) e supletivo”.

O Curso Básico de Música é um curso oficial, regulamentado pela Portaria 223-A-2018, sendo que em regime articulado é dirigido a alunos que vão iniciar o 5.º ano de escolaridade; e em regime supletivo é dirigido a qualquer aluno a partir dos 10 anos de idade e que queira obter certificação de nível oficial.

É composto por três disciplinas de frequência obrigatória: Formação Musical, Instrumento e Classe de Conjunto. A conclusão do Curso confere o nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações (Portaria 782/2009, de 23 de julho)

Já o Curso Secundário de Música é um curso oficial, regulamentado pela Portaria nº 229-A/2018, de 14 de agosto. A conclusão do curso confere o nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações (Portaria 782/2009, de 23 de julho).

Relativamente às matrículas para todos os cursos, a renovação pode ser feita de 30 de junho a 6 de julho, enquanto as novas matrículas de 30 de junho a 10 de julho.

A Eborae Musica dá conta dos outros cursos existentes:

Pré-Iniciação Musical – destina-se a crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Neste curso pretende-se promover o desenvolvimento de competência musicais, contribuindo para o enriquecimento cognitivo e pessoal das crianças; É constituído por Iniciação Musical e /ou Iniciação ao Instrumento.

Curso Oficial de Iniciação Musical – para alunos que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico; é composto por três disciplinas : Instrumento, Formação Musical Preparatória e Classe de Conjunto (Coro, Orquestra Orff , Orquestra de Arcos, etc)

Cursos Livres – destinam-se a alunos que pretendem incrementar a sua aprendizagem, com profissionais qualificados, e usufruir do ambiente e das atividades artístico-pedagógicas proporcionadas pelo conservatório e pela associação Eborae Musica.

Os instrumentos que podem aprender nestes cursos são acordeão, canto, clarinete, contrabaixo, flauta transversal, guitarra, oboé, órgão, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola d’arco, violino, violoncelo, entre outros. O Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica é uma escola do Ensino Artístico Especializado, com autorização de funcionamento concedida pelo Ministério de Educação, no ano letivo 2003/2004. A consequente atribuição do paralelismo pedagógico, permitiu oficializar os cursos aqui ministrados. Para além da oferta de cursos oficiais também são ministrados cursos em regime livre na sequência do que era feito pela Associação Eborae Musica desde 1987. O corpo docente integra profissionais devidamente qualificados com vasta experiência profissional. É financiado pelo Ministério da Educação e apoiado pela Câmara Municipal de Évora.

Nota de imprensa

Fonte : Eborae Musica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here