A Oficina da Criança chegou no dia 8 de Janeiro à ternura dos 40!

Celebrar 40 anos de existência do Centro de Animação Socioeducativo, a tão estimada Oficina da Criança, é o recordar de amigos, agentes educativos e políticos ligados à Arte, Cultura e Animação Socioeducativa que deram alma a uma aposta que se transformou num modo de educar.

Com respeito na origem de sua formação assente na Liberdade de Abril, na Liberdade de escolha, de expressão e de intervenção, na Criatividade, na Autonomia, na Valorização do Ser, na Capacitação no uso de ferramentas sociais, culturais e artísticas, é pertinente a reflexão de um projeto que se centra num investimento total na Criança.

Refletir sobre uma metodologia, criada por pessoas que acompanharam a sua evolução, pessoas que a usaram no seu dia a dia e pessoas que acreditaram e confiaram neste projeto como contributo para a educação dos filhos de Montemor-o-Novo.

Refletir sobre o que se tem feito nesta área cultural, artística e de animação socioeducativa. Experiências que se completaram e se enriqueceram na partilha do conhecimento e de práticas.Refletir sobre as visões do futuro da Oficina da Criança, respeitando a evolução de uma comunidade e a sua adaptação ao seu desenvolvimento.

Conscientes da extrema relevância do trabalho de projetos que preenchem os dias da Oficina da Criança, vamos continuar a desafiar a partilha de práticas e metodologias, com forte ligação à escola e à comunidade, para fortalecer a urgência de uniformizar esta prática como estratégia de chegar ao conhecimento e de consolidar saberes.

Temos testemunhos vivos resultantes de uma educação informal, suportada numa comunidade envolvida, apoiada num desenvolvimento integral, na concretização de experiências e interações positivas, promovida pela Oficina da Criança durante 40 anos. Testemunhos que circulam pelo País na forma de homens e de mulheres, que realizaram os seus projetos num formato pessoal, num oficio, numa atividade cultural ou educativa.

Esta é a força e motivação para continuar a investir, num formato crítico e construtivo, focado nas necessidades de uma comunidade, considerando a liberdade de escolhas, a participação democrática e o bem-estar das crianças, que a constitui.

Parabéns a todos que são e foram a Oficina da Criança e Vivem Montemor-o-Novo!

Fonte: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here