No próximo dia 24 de janeiro (domingo), realiza-se o processo eleitoral do Presidente da República. Como tem acontecido nos últimos processos eleitorais, as secções de voto do concelho de Arronches continuarão a ser as Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros e o Museu de (a) Brincar.
Porém, dado que a situação pandémica que afeta o país e o mundo continua bastante ativa, este processo eleitoral vai ter algumas exceções, para que todos os eleitores possam exercer o seu direito. Assim, a lei estabelece um regime excecional e temporário de voto antecipado que abrange eleitores em mobilidade, presos não privados de direitos políticos, doentes internados, idosos em lares e eleitores em confinamento obrigatório relacionado com a Covid-19.
Tendo em vista a recolha dos boletins de voto destas três últimas categorias excecionais, os colaboradores do Município receberam uma ação de formação dada por elementos do corpo de Bombeiros Voluntários de Arronches, que explicaram quais os procedimentos de segurança a adotar na deslocação a domicílios e a estabelecimentos hospitalares para recolha dos boletins de voto.
De referir que no caso de doentes internados a votação decorre até ao dia 14 de janeiro, enquanto que os eleitores em confinamento obrigatório e idosos em lares devem requerer o exercício de voto antecipado entre 14 e 17 de janeiro em https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/.
Fonte: Câmara Municipal de Arronches