O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, tendo em consideração a evolução desfavorável da situação epidemiológica, especialmente nas localidades de Moura e Amareleja, onde se tem verificado, nos últimos dias, um crescimento exponencial do número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, decidiu o Município de Moura realizar uma testagem massiva à COVID-19 nestas duas localidades do concelho, com o intuito de mapear a real situação epidemiológica.
Trata-se de uma testagem voluntária a realizar junto dos habitantes de Moura e Amareleja, que poderão participar nesta ação realizando a sua inscrição on-line, até às 19:00 do dia 12 de janeiro, através do link: http://bit.ly/3bl59z4. A testagem será efetuada pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center, na quarta-feira e quinta-feira, dias 13 e 14 de janeiro.
Esta medida pretende contribuir para o controlo da pandemia atual, através de exames de diagnóstico à COVID-19.
O método utilizado para a deteção do vírus é o PCR (Polymerase Chain Reaction) com amostra de exsudado nasofaríngeo, pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus.
Os resultados são disponibilizados (via email) até 48 horas após a realização do mesmo.
COVID-19: Identificado surto no Centro Social de Amareleja
O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, no seguimento da testagem à COVID-19 realizada na passada sexta-feira, dia 8 de janeiro, a utentes e funcionários do Centro Social de Amareleja resultaram 31 casos positivos, (20 utentes e 11 funcionários) e 22 testes inconclusivos, que serão alvo de nova colheita de material biológico.
A Câmara Municipal de Moura, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Autoridade de Saúde Pública e demais autoridades locais, já procedeu à ativação de um conjunto de medidas que visam a contenção da propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2 na referida instituição, de acordo com o Plano de Contingência.
Fonte: Câmara Municipal de Moura / Nota de Imprensa