O Prémio Carreira Alumni de 2020 foi entregue a José Carlos Adão, que se destacou pelo seu percurso cívico e profissional na divulgação e promoção da língua portuguesa e na melhoria das relações de cooperação internacional na área do ensino.
Atribuído tradicionalmente durante as celebrações do Dia da Universidade, que decorrem no primeiro dia de novembro, a cerimónia de entrega do prémio aconteceu hoje com um número restrito de convidados, devido às circunstâncias impostas pela pandemia. Entrevistado pela Divisão de Comunicação da UÉ, o galardoado que revelou o que sente em relação à atribuição desta distinção “é um privilégio enorme receber esta homenagem e fazer parte da Universidade de Évora, mas é também uma grande responsabilidade porque faz com que eu tente atingir mais e melhor”.
Depois de ter iniciado, no ano de 2002, a sua carreira enquanto professor de Português e de Inglês em Alcácer do Sal e Estremoz, internacionalizou-se dois anos mais tarde como de formador de Língua Portuguesa junto do Parlamento Nacional de Timor-Leste. Em 2007 exerceu nas áreas consulares de Durban, Joanesburgo e Pretória, na África do Sul e em 2016 rumou aos Estados Unidos da América onde ainda se encontra actualmente ao abrigo de um protocolo entre o Instituto Camões e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, dedicado ao ensino de português na Escola Internacional das Nações Unidas, em Nova Iorque.
O Prémio Carreira Alumni é atribuído anualmente com o objetivo de reconhecer um diplomado/a que se tenha destacado pela sua carreira e que se constitua como um exemplo de excelência para os seus pares e para a sociedade e que contribua para a consolidação da imagem da Universidade de Évora enquanto instituição de ensino de referência. Na primeira edição, em 2019, foi distinguido o paleontólogo Ocatávio Mateus.
Fonte: Universidade de Évora