A Escola EB 2,3 Vasco da Gama, em Sines, foi a 2.ª escola do País que mais Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas recolheu no âmbito da 12.ª edição da campanha Geração Depositrão, referente ao ano letivo 2019-2020.
A recolha nesta escola de Sines, que atingiu as 14 toneladas, representou quase metade dos resíduos recolhidos em todas as escolas do distrito de Setúbal participantes – cerca de 31 toneladas -, contribuindo decisivamente para que este distrito integrasse pela primeira vez o top 5 do ranking nacional.
Promovida em parceria pela ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, e o Programa Eco-Escolas, a campanha permitiu às escolas e entidades aderentes recolherem, no último ano letivo, cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de pilhas, depositadas num total de 427 pontos espalhados por todo o País.
A campanha Geração Depositrão teve início em 2008. Ao longo do ano letivo as escolas participantes funcionam como pontos de recolha e informação sobre o destino adequado a dar aos equipamentos elétricos e eletrónicos e às pilhas em fim de vida.
A campanha abrange todos os graus de ensino e conta com a entrega de resíduos, também, por parte da comunidade envolvente, mobilizada pelos alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos escolares.
Para além da recolha, as escolas respondem a desafios criativos, segmentados por escalões, numa ótica de prevenção e promoção da reutilização de materiais.
A cerimónia final da 12.ª edição da iniciativa decorreu a 12 de janeiro, em formato “online”, e contou com a presença da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Sines, Paula Ledo.
Fonte: Câmara Municipal de Sines