O Município de Serpa promove, de 11 a 21 de janeiro, a quinta edição das Jornadas Municipais da Educação, sob o mote “Criar Laços na Educação”, e inclui oficinas, formações, teatro e cinema.
A vereadora da Cultura do Município, Odete Borralho, destaca que “o tema foi escolhido por considerarmos que no processo ensino aprendizagem é fundamental que as emoções e os afetos sejam considerados variáveis que são pilares na relação de ensinar e de aprender”.
A programação, adaptada ao período em que vivemos, inclui iniciativas on-line. Nos dias 11, 12 e 15 realiza-se on-line a oficina “Educar com Sentido: O Património como ponto de partida para projetos educativos ambiciosos”, pela APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância, dirigida aos profissionais de educação de infância do concelho.
No dia 14, Magda Gomes Dias, da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, dinamiza uma oficina on-line sobre “Como Educar Crianças Felizes”, dirigida à comunidade, famílias e educadores formais. As inscrições, limitadas, podem ser efeituadas através do link https://forms.gle/bRHsTjHuESdPC9XB9 .
No dia 19, pelas 15.00 horas, o grupo de teatro da Escola Secundária de Serpa, (En)Cena, transmite em direto através das redes sociais do Município a peça infanto-juvenil “Leandro, Rei da Heliria”, de Alice Vieira.
Odete Borralho esclarece que apesar das restrições que vivemos em tempos de pandemia, a Câmara Municipal de Serpa, respeitando todas as regras de segurança exigidas, realiza duas ações presenciais “por considerar importante que a comunidade educativa, professores e alunos, possam ter acesso a dois momentos culturais relacionados com a formação em cinema, e a importância desta arte para a formação individual.”
A primeira delas será a formação “O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir”, destinada aos docentes de todos os grupos disciplinares, é desenvolvida pelos Os Filhos de Lumière – Associação Cultural. Com início no dia 20, pelas 14.30 horas, na Casa do Cante, terá a duração de 25 horas, sendo acreditada e com inscrições limitadas.
No dia 21, a partir das 10.00 horas, o Cineteatro Municipal de Serpa acolhe as projeções do filme “Uma Pedra no Bolso”, do realizador Joaquim Pinto, seguida pela projeção de filmes realizados pelos alunos do Projeto Cinema. Em parceria com Os Filhos de Lumière – Associação Cultural, esta iniciativa é desenvolvida para alunos de cinema do 7.º ano e 12.º anos de escolaridade. Esta ação, para além do visionamento, irá permitir “a troca de ideias respeitantes à importância do cinema nas suas aprendizagens globais e na forma como a cultura interfere na construção da visão que fazemos do mundo”.
As Jornadas Municipais da Educação integram a candidatura do Plano Municipal de Combate ao Insucesso Escolar, e conta com a parceria dos Agrupamentos de Escolas do concelho, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Associação de Profissionais de Educação de Infância, (En)Cena, Os Filhos de Lumière – Associação Cultural e do CinEd.
Programação
11, 12 e 15 de janeiro
Oficina: Educar com Sentido: O Património como ponto de partida para projetos educativos ambiciosos
16.00 h-19.00 h . On-line
Entidade Formadora: Associação de Profissionais de Educação de Infância APEI
Oficina dirigida aos profissionais de educação de infância do concelho. Ação gratuita
14 de janeiro
Oficina: Como Educar Crianças Felizes
18.00 h – 20.00 h . On-line
Formadora: Magda Gomes Dias – Escola da Parentalidade e Educação Positivas
Oficina dirigida à comunidade: famílias e educadores formais. Inscrições limitadas
19 de janeiro
Peça infanto-juvenil “Leandro, Rei da Heliria”, de Alice Vieira, pelo (En)Cena
15.00 h . Redes sociais do Município
Filmado em direto para as redes sociais do Município, a partir da Escola Secundária de Serpa
20 de janeiro
Ação de formação acreditada “O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir”, início da ação de 25 horas
14.30 h . Casa do Cante, Sala Polivalente
Para docentes de todos os grupos disciplinares. Número de inscrições limitadas.
Ação desenvolvida por Os Filhos de Lumière – Associação Cultural
21 de janeiro
“Uma pedagogia singular”
Projeção do filme “Uma Pedra no Bolso”, do realizador Joaquim Pinto
10.00 h . Cineteatro Municipal de Serpa
Projeção de filmes realizados pelos alunos no Projeto Cinema. Para alunos de cinema do 7.º ano e 12.º ano, parceria com Os Filhos de Lumière – Associação Cultural
Fonte: Câmara Municipal de Serpa