Arrancou no dia 12 de janeiro, a vacinação contra a COVID-19 em Vendas Novas, tendo sido os profissionais de saúde que prestam serviço no Centro de Saúde os primeiros a serem vacinados.
Seguem-se os utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI, habitualmente chamadas de lares).
Esta 1.ª fase, que decorre até dia 15 de janeiro, irá permitir que 450 pessoas de Vendas Novas, entre médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, utentes e funcionários de lares, fiquem vacinada contra esta doença.
O Centro de Saúde é a entidade responsável por administrar a vacina, uma importante missão à qual se estão a dedicar por inteiro.
A vacinação vai desempenhar um papel central na preservação de vidas humanas e na contenção da pandemia mas não invalida que devamos ser menos prudentes e descuidados nas medidas de prevenção. Seja um agente de saúde pública. Proteja-se a si e aos outros.
Sobre a vacinação contra a COVID-19:
A vacina contra a COVID-19 é universal, gratuita e facultativa;
O plano de vacinação foi construído com base no que se sabe sobre os doentes COVID-19:
– 97% das mortes são em pessoas com mais de 50 anos;
– 91% dos internamentos ocorrem em pessoas com mais de 50 anos;
– 81% dos internamentos em cuidados intensivos ocorrem em pessoas com mais de 50 anos;
– A presença de mais do que uma doença (comorbilidade) é fator de risco;
– As doenças mais associadas a internamento e mortalidade em Portugal são doença cardíaca, renal e pulmonar.
Assim, está prevista a vacinação:
1ª fase – Pessoas com mais de 50 anos com uma das patologias: cardíaca, coronária, insuficiência renal, doença respiratória obstrutiva crónica + profissionais e internados em lares e unidades de cuidados continuados + profissionais de saúde envolvidos + profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos;
2ª fase – Pessoas com mais de 65 anos (com ou sem doenças) + Pessoas entre os 50 e os 64 anos com diabetes, cancro, doença renal, insuficiência hepática, hipertensão, obesidade;
3ª fase – Toda a restante população – serão definidos mais grupos prioritários.
Fonte: Câmara Municipal de Vendas Novas