O aumento da incidência de cancro e da taxa de sobrevivência, faz com que, não raras vezes, os doentes oncológicos tenham no seu núcleo familar crianças pequenas, em idade pré-escolar ou nos primeiros anos de escola.
Esta situação acarreta preocupações e cuidados acrescidos, difíceis de conciliar com as exigências de um tratamento muitas vezes longo, agressivo e com sequelas físicas e emocionais visíveis.
Os recursos e a informação disponível para ajudar os adultos (pais, avós…) a explicar o cancro às crianças são escassos, o que justifica a pertinência de criar uma ferramenta adaptada a crianças com mais de 3 anos, acessível, apelativa e facilitadora da comunicação entre o adulto e a criança.
“Os superpoderes da Júlia” é um audiolivro infantil da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da MSD (Merck Sharp & Dohme), que partilha a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor.
A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro – vai ficar mais cansado, terá de ir ao hospital fazer tratamentos e o seu cabelo vai acabar por cair.
Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar e ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus superpoderes.
Esta é a história de “Os superpoderes da Júlia”, um audiolivro infantil que a Liga Portuguesa Contra o Cancro apresentou no dia 4 de Fevereiro, para assinalar o Dia Mundial do Cancro.
Trata-se de um projeto apoiado pela MSD (Merck Sharp & Dohme) Portugal que visa, sobretudo, ajudar os adultos a explicar às crianças o que é o cancro, as suas implicações no seio da família e de como os mais pequenos podem ser um incrível “antídoto”.
Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro / Câmara Municipal de Redondo