Os eurodeputados que fazem parte do Comité de Desenvolvimento do Parlamento Europeu pedem à UE que prometa mais 300 milhões de euros para ajudar os países em desenvolvimento a obter as vacinas COVID-19.
Os eurodeputados apelam a pagamentos adicionais da UE ao instrumento financeiro COVAX Advance Market Commitment (AMC) para permitir a 92 países de rendimento baixo e médio-baixo um acesso equitativo e justo às vacinas. Os eurodeputados, em representação da maioria dos grupos políticos, transmitiram o seu pedido numa carta dirigida à comissária para as Parcerias Internacionais Jutta Urpilainen, na quarta-feira, antes da Cimeira dos Líderes do G7 em 19 de fevereiro.
“Se quisermos garantir que o vírus está sob controle mundial, sabemos que a COVAX AMC continuará a precisar de mais apoio financeiro para vacinas e entrega até 2021”, afirmam os eurodeputados. Ao contribuir com outros 300 milhões de euros antes da próxima cimeira do G7, a UE pode continuar a liderar no apoio à solidariedade global, acrescentaram.
Até agora, a UE contribuiu com 850 milhões de euros para a COVAX, uma iniciativa global de vacinas.
Fonte: PE