No próximo dia 6 de fevereiro, às 18h00, a Malvada Associação Artística vai estar online com o escritor Afonso Cruz para mais uma Conversa da Periferia, no âmbito do projeto Revela-me.
O convidado que vive em Casa Branca, concelho de Sousel, vai partilhar a sua experiência enquanto residente num território periférico.
Nesta conversa vamos também falar da periferia na construção de personagens literárias.
Revela-me é concebido enquanto espaço aberto de reflexão, experimentação, cruzamento de conhecimentos e partilha entre os elementos da equipa, oradores convidados, participantes do laboratório e das oficinas de criação, entrevistados, participantes nas conversas e o público das várias apresentações públicas. Neste processo são aprofundadas questões políticas, culturais, psicológicas e geopoéticas para uma ampla reflexão sobre a espacialidade humana contribuindo para a criação de obras que cruzam e intercetam a fotografia e o teatro e que resultam na apresentação de diferentes objetos híbridos.
As Conversas da Periferia são simultaneamente matéria que alimenta a criação das obras artísticas e atividade pública online na qual a audiência pode intervir.
AFONSO CRUZ
Afonso Cruz (1971) é escritor e ilustrador. Desde 2008, ano em que se iniciou na escrita, publicou mais de trinta livros entre romances, teatro, não-ficção, ensaio e álbuns ilustrados. Colabora regularmente em jornais e revistas e os direitos dos seus livros foram vendidos para mais de vinte línguas.
Alguns prémios e distinções: Prémio Literário Maria Rosa Colaço, Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, Prémio da União Europeia para a Literatura, Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa SPA, Prémio Fernando Namora, Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ), Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga/Associação Portuguesa de Escritores e Prémio Nacional de Ilustração.
Fonte: Direção Regional de Cultura do Alentejo