O Município de Marvão promove, dia 27 de fevereiro (sábado), a iniciativa “Conversas d’Azeite”, com a participação dos diversos produtores oleícolas do concelho e moderação da professora Graça Carvalho, docente na Escola Superior Agrária de Elvas.

Esta iniciativa, que prevê ainda a realização de uma pequena prova de azeites, tem transmissão em direto, a partir das 10h00, na página de Facebook do Município de Marvão.

Esta sessão de partilha é uma das várias ações que integram a iniciativa-mãe “Comidas d’Azeite Online 2021”, cujo objetivo é divulgar a produção de azeite do concelho – uma tradição com séculos de história – e assinalar o evento anual que este ano se realiza em moldes virtuais, devido à situação pandémica que o país atravessa.

“O ‘Conversas d’Azeite’ será o momento de encerramento da iniciativa digital ‘Comidas d’Azeite 2021’ e vem reforçar, uma vez mais, a necessidade de valorizarmos os nossos produtores marvanenses e as condições endógenas do nosso solo e do nosso olival. Pretende ser um fórum de debate e de divulgação dos nossos produtos e das suas características únicas”, refere Luís Vitorino, presidente da autarquia.

O concelho de Marvão está incluído na área de produção dos Azeites do Norte Alentejano DOP (Denominação de Origem Protegida), o que tem contribuído para afirmar a região como produtora oleícola de excelência. A qualidade da azeitona galega, nascida nas oliveiras da imponente Serra de São Mamede, é outro dos fatores fundamentais para posicionar Marvão no pódio da produção de azeite a nível nacional.

Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescimento acentuado da área de olival na região alentejana. Os números da campanha de 2019 revelam que o Alentejo foi responsável por 88% da produção nacional de azeite, tendo registado um aumento de 64% em relação ao ano-campanha anterior. Em 2020, apesar da queda registada a nível nacional, a região alentejana manteve a tendência evolutiva, contrariamente a outras zonas do país. Numa visão mais global, a base de dados PORDATA estima que em apenas 23 anos, a região alentejana mais do que quintuplicou as toneladas de azeitona produzida, fator que lhe permitiu afirmar-se como uma das “capitais oleícolas” do país.

A sub-região do Alto Alentejo é uma das que mais contribui para este aumento da produção de azeite regional: em 2018 foram produzidos 93 927 hectolitros de azeite, valor apenas ultrapassado pelo Baixo Alentejo, de acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística). No espaço temporal entre 1995 e 2003, a sub-região que corresponde ao distrito de Portalegre conseguiu ainda duplicar as toneladas de azeitona produzida nos seus 15 concelhos, entre os quais, Marvão.

“O nosso Município quer continuar a acompanhar este crescimento global e, para isso, estamos conscientes de que temos de continuar a apoiar os nossos produtores e sensibilizar a população para a importância deste tema e para as consequências positivas que o subsetor da produção de azeite tem para a economia local. O ‘Conversas d’Azeite’ propõe-se ser um espaço de partilha feito a pensar na população e que pretende dar aos munícipes um conhecimento mais aprofundado sobre uma das matérias-primas mais apreciadas do seu concelho”, acrescenta Luís Vitorino.

Fonte: Câmara Municipal de Marvão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here