Num momento em que o contágio permanece ainda muito elevado e com impensáveis fatalidades, o plano de vacinação surge como uma luz de esperança na proteção dos mais vulneráveis, num processo gradual de proteção da população face ao risco pandémico.
O Município de Ourique acompanhou de perto a concretização da primeira toma da vacina contra a Covid-19 destinada aos utentes e aos trabalhadores dos estabelecimentos residenciais que acolhem os ouriquenses com maior experiência de vida.
Todos os utentes e trabalhadores dos lares receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, estando agendada a segunda toma, que lhes conferirá a desejada maior proteção face ao risco pandémico.
Importa ter presente que a vacina da Pfizer é administrada em duas doses, com um período temporal entre as tomas, sendo que apenas após a segunda vacina é que os cidadãos adquirem a imunidade.
O Município de Ourique acompanha a concretização do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, um processo fortemente condicionado pela capacidade de produção, de distribuição e de entrega das vacinas ao governo português pelas farmacêuticas com as quais a União Europeia negociou a aquisição das doses para os cidadãos do espaço europeu.
Com vacina ou sem ela, o importante é mantermos todos um forte compromisso com as orientações existentes e as regras em vigor que nos protegem do contágio:
. ficar em casa sempre que possível;
. usar a máscara com o maior nível de proteção possível;
. respeitar a etiqueta respiratória;
. manter as distâncias sociais;
. lavar ou desinfetar as mãos com frequência.
Continuamos confrontados com um enorme desafio de saúde pública e com uma forte pressão sobre quem está na linha da frente do combate à pandemia e da prestação dos cuidados necessários, apesar da esperança na vacinação, é manter todos os cuidados.
Fonte: Câmara Municipal de Ourique