Num contexto de pandemia, em que as atividades presenciais com o público escolar e o público em geral estão limitadas, a Câmara Municipal de Sines criou o programa “Por Portas e Travessas – Percursos pelo Centro Histórico”, um estímulo à autonomia dos cidadãos e dos alunos, fomentando o trabalho individual e a reflexão.
Este programa, uma colaboração entre o Arquivo Municipal e o Serviço Educativo do Centro de Artes de Sines, é constituído por tutoriais sobre a toponímia de Sines associados a temáticas específicas.
Os cadernos elaborados pelo Arquivo contêm informações sobre as ruas do ponto de vista histórico.
Seguem-se propostas de atividades a desenvolver autonomamente em casa ou na sala de aula, com o apoio do Serviço Educativo e Cultural.
No primeiro caderno do programa, disponível no fundo desta página, propõe-se um tutorial sobre a Rua Gago Coutinho, onde, até à década de 80 do século XX se celebrava o Carnaval, e a Avenida General Humberto Delgado, onde ainda hoje se desenrolam as festividades do Carnaval.
Novos cadernos serão disponibilizados ao longo do ano.
Documentos
Por Portas e Travessas – Caderno 1
Fonte: Câmara Municipal de Sines