Requalificação da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG): após anos de insistência junto do Governo para se concretizar a obra urgente de requalificação da ESAG, a Câmara Municipal relança o processo. Com base numa proposta feita pelos Vereadores eleitos pelo PS, foi consensualizada e aprovada uma posição da Câmara Municipal em que se propõe o relançamento do processo, através da cooperação entre o Município e o Ministério da Educação, de forma a mobilizar financiamentos da União Europeia e a dar urgência à elaboração do projeto técnico e, posteriormente, à obra – Aprovado por unanimidade.
Abertura de Concurso para constituição de direito de superfície para construção e exploração de um Estádio de Futebol em parcela de terreno municipal sito em Évora. Esta proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, foi consensualizada ainda no anterior mandato – Aprovado por unanimidade.
Criação de Central de Valorização Orgânica (Compostagem de Lamas) – Ampliação da ETAR de Évora (a Câmara cederá o terreno e a empresa Águas de Vale do Tejo realizará o investimento). Proposta apresentada pelos eleitos pela CDU e que transita do anterior mandato – Aprovada por unanimidade.
Consensualizada a inclusão nas Opções do Plano e Orçamento para 2022, do processo para lançamento da iniciativa “Orçamento Participativo” bem como a consensualização sobre criação de grupo de trabalho para estudar o ordenamento da propaganda política no Centro Histórico de Évora, propostas iniciais da Vereadora eleita pelo Movimento Cuidar de Évora – Aprovado por unanimidade.
Voto de felicitação à Associação Stone Boys Team pelos resultados alcançados (Kick Boxing), encontrando-se esta numa posição cimeira a nível nacional, apresentado pelo Vereador Alexandre Varela (CDU) – Aprovado por unanimidade.
Votos de reconhecimento por Mérito Desportivo ao piloto eborense Luís Engeitado que se consagrou pela 4ª vez Campeão Nacional de Quads (Moto4), e a dois eborenses, João Caneto e Bruno Rentes, que concluíram a primeira edição da prova de atletismo “Portugal 1001 – Real Lendário”, numa maratona de 14 dias, entre Chaves e Sagres, propostos pela Vereadora eleita pelo Movimento Cuidar de Évora – Aprovado por unanimidade.
Recomendação à Câmara Municipal para adoção de medidas de Segurança Rodoviária e Mobilidade – Prioridade aos Peões, proposta pela Vereadora eleita pelo Movimento Cuidar de Évora e que, no seguimento do trabalho em curso, nomeadamente, do Plano de Mobilidade, será considerada nas Opções do Plano para 2022.
Foram ainda aprovados, por unanimidade, 45 processos no âmbito da gestão urbanística.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora