A próxima edição das “Arqueoversas” realiza-se no dia 21 de junho, às 21:30, no Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro).
A segunda convidada desta série de palestras dedicadas à divulgação e debate em torno da investigação histórica e arqueológica do nosso concelho é Mariana Nabais, do Institute of Archaeology do University College of London, pós-doutoranda em Zooarqueologia na Universidade de Lisboa. É, também, corresponsável pelos trabalhos arqueológicos que decorrem, desde 2018, no Castelo Velho de Safara.
É sobre este “mítico” sítio arqueológico do concelho de Moura sobre o qual Mariana Nabais vem falar. Conhecido desde, pelo menos, 1969, só em 1985 são lançadas as primeiras hipóteses sobre a história da sua ocupação Calcolítica e da Idade do Ferro. Em 2010 realiza-se um levantamento topográfico das estruturas evidentes no local, dando conta da sua muralha circundante e de várias linhas de fossos defensivos.
No verão de 2018 iniciaram-se as primeiras escavações arqueológicas sistemáticas no Castelo Velho de Safara, tendo os trabalhos continuado nos anos seguintes até à sua interrupção devido a pandemia de Covid-19. Até ao momento, foram feitas várias identificações no local, relacionadas com a Idade do Ferro e época Romana Republicana. Com o retomar das escavações neste verão de 2022 espera-se compreender melhor as realidades já anteriormente intervencionadas, bem como explorar outras construções defensivas presentes no sítio, como as linhas de fossos localizados na entrada do Castelo Velho de Safara.
De referir que esta iniciativa servirá ainda para assinalar o lançamento do n.º 2 da Lacant – Revista Municipal de História, Arqueologia e Património.
A participação nas “Arqueoversas” é gratuita e aberta a todos os interessados.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura