A Associação Eborae Mvsica realiza, em Julho, em co produção com a Câmara Municipal de Évora, o XXIII Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural. Este Concerto terá lugar no Teatro Garcia de Resende local emblemático da cidade.
O Ciclo prossegue no dia 10 de julho, ás 21h30 com um Recital de Violino e Piano por Lilia Donkova (violino) e António Rosado (piano) que terá lugar no Teatro Garcia de Resende às 21h30..
Programa: C. FRANCK – 200 anos – Sonata para violino e piano em Lá Menor:
1. Allegreto ben moderato, 2. Allegro, 3. Recitativo-Fantasia: Bem moderato,
4 Alegretto poco mosso
J. BRAHMS – Sonata para violino e piano: 1. Allegro, 2. Adagio, 3. Un poco presto
e com sentimento; 4 – Presto agitato.
Lilia Donkova – Lilia Donkova, neta de um dos mais famosos compositores e pedagogos búlgaros, Bentzion Eliezer, nasceu em Sófia, Bulgária. Terminou o curso superior e a pós-graduação na Royal Academy of Music de Londres com a prof. Lydia Mordkovich, recebendo um prémio especial pelo seu exame final. Ainda como jovem e durante os seus estudos na Royal Academy foram-lhe atribuídos vários prémios e bolsas de estudo. É doutorada pela Universidade de Évora. Apresentou-se em grandes salas recebendo excelentes críticas pelas suas atuações. Em 2009 Lilia gravou o seu primeiro CD intitulado Cantabile que inclui algumas das mais famosas peças escritas para violino e piano. Em 2014 iniciou um projeto com o acordeonista Gonçalo Pescada que já conta com um álbum editado – Symbiosis. Lilia é concertino da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras Toca num violino italiano V. Postiglione (1879) e um arco francês E.A.Ouchard.
António Rosado – António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente. Após a conclusão do Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa parte para Paris, e aí vem a ser discípulo de Aldo Ciccolini no Conservatório Superior de Música. Tocou com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros. Laureado pela Academia Internacional Maurice Ravel e pela Academia Internacional Perosi, António Rosado foi distinguido pelo Concurso Internacional Vianna da Motta e pelo Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles. Tem gravado vários discos. António Rosado detém o prestigiado grau de Chevalier des Arts et des Lettres., distinção concedida pelo Governo Francês em 2007.
As reservas para o espetáculo devem ser feitas para o Teatro Garcia de Resende – telefone 266 703112.
O próximo Concerto desde Ciclo são: dia 15 – Música sec XVII XVIII (Orlanda Isidro -soprano), Peter Affourtit(violino), César Nogueira (violino), Gerhart Darmstadt (violoncelo barroco), Helena Raposo (teorba).
A Organização é da Associação Eborae Musica, entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana.
Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Música