“A educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade” (Carta das Cidades Educadoras)
No passado dia 15 de outubro teve lugar mais uma das iniciativas integradas no Programa de Atividades de início de ano letivo: o peddy paper “De (bin)óculos na Mata”.
Várias dezenas de famílias, de todas as idades, juntaram-se numa manhã em que se aliou a descontração ao conhecimento partilhado, num dos mais emblemáticos Espaços Verdes Urbanos de Évora – a Mata do Jardim Público.
Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Évora em colaboração com os agrupamentos de escolas Manuel Ferreira Patrício e Gabriel Pereira.
Foi recolhida e partilhada informação sobre a riqueza que há na Mata, tal como a azulejaria, as espécies de árvores ou da avifauna selvagem. É neste espaço de muitos encontros que poderemos observar, por exemplo, azulejos de meados do séc. XVIII ou as cerca de 43 espécies de árvores diferentes.
Porque valorizamos o que conhecemos, oportunidades como estas, de usufruto do espaço público e de aprendizagem na e a partir de uma Cidade que se deseja cada vez mais Educadora são, não apenas necessárias como valiosas e criam sementes de futuro.
Esta iniciativa terá como resultado, também, um mural de azulejos que poderá ser visitado futuramente e que teve como inspiração os motivos dos bancos que aqui se encontram. Agradecemos a todos os que aceitaram este desafio.
Fonte: Câmara Municipal de Évora