Foi inaugurada na passada sexta-feira, 30 de setembro, a exposição “LUGAR CONTADO – Um Património Vivo”. Trata-se de uma exposição que incide sobre um romance, uma lenda e quatro contos tradicionais através de versões recolhidas, entre outros, por José Leite de Vasconcelos e, ao longo da última década, gravadas em vídeo pelo Projeto Memoriamedia.
A exposição compõe-se assim de painéis vídeo em exibição contínua, gravuras, ilustrações e de um vasto conjunto de publicações, romances e contos tradicionais de várias épocas, desde a “literatura de cordel” aos nossos dias. Os visitantes poderão ainda usufruir de quatro entrevistas a quatro dos mais interessantes contadores de contos contemporâneos: Thomas Bakk, José Craveiro, António Fontinha, Ana Sofia Paiva e Cristina Taquelim.
Durante o período em que a exposição estará patente, está também prevista a narração oral através de sessões públicas de contos protagonizados pelos narradores Cristina Taquelim, Bru Junça e António Fontinha que se deslocarão a escolas da nossa cidade e ao Convento dos Remédios, respetivamente nos dias 14 de Outubro, 9 de Novembro e 16 de Novembro.
A iniciativa, que resultou de uma colaboração da Câmara Municipal de Évora com a Memória Imaterial CRL, IELT-NOVA FCSH e Museu Nacional de Arqueologia, tem como objetivo contribuir para a consciencialização da tradição oral e da relevância deste fundos literários memoriais para a problematização da sua influência na contemporaneidade.
Nesta exposição a Memória Imaterial teve como parceiro o Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial e contou com os apoios da Associação “É Neste País” e da Biblioteca Pública de Évora.
Fonte: Câmara Municipal de Évora