A obra “Liberdade” valeu à redondense Fernanda Sesifredo a conquista do primeiro lugar da 27ª edição do Prémio Literário Hernâni Cidade. Seguiram-se em segundo e terceiro lugares, respetivamente, a também redondense Ana Marisa Gonçalves, com o texto “A Última Liberdade”, e Marcos Campos, de Natal (no Brasil), com a obra “O Supremo”.
A cerimónia de entrega dos prémios, cuja abertura foi abrilhantada pelo Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, decorreu no último sábado (dia 22 de outubro), no Auditório do Centro Cultural de Redondo, e contou com a presença da neta de Hernâni Cidade, Margarida Teias, que leu um texto escrito pelo avô.
Na categoria das menções honrosas, a primeira foi atribuída a Suyá Carneiro Lóssio, natural do Brasil, com a obra “A Palavra Liberta”; e a segunda pertence a Giselle Fiorini Bohn, também de nacionalidade brasileira, com a obra “Em Paz”.
Instituída pelo Município de Redondo, através da Biblioteca Municipal, a iniciativa, que envolve também como entidades parceiras a Junta de Freguesia de Redondo e o BPI, pretende honrar a memória do escritor, professor, ensaísta, crítico literário e historiador redondense Hernâni Cidade, que deixou como herança uma vasta obra literária e um percurso incontornável no ensino.
O tema deste ano foi a “Liberdade”, na modalidade de crónica, e concorreram aos galardões 163 obras, de Portugal, Itália e Brasil, avaliadas pelos jurados Joana Caeiro, Aurora Costa e José Calado.
Fonte: Câmara Municipal de Redondo