Os deputados da Assembleia da República votaram e aprovaram, esta quinta-feira, por unanimidade, um voto de saudação pela escolha de Évora para Capital Europeia da Cultura.
A votação, que teve lugar na última sessão plenária antes da interrupção para o Natal, foi proposta, em nome de todos os grupos parlamentares, pelo Presidente da Assembleia, Augusto Santos Silva, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.
No texto da votação, os deputados destacaram a importância desta distinção para o futuro da cidade e da região do Alentejo: “Identificado com a cultura, riqueza natural e humana e património do Alentejo, afirmando confiança no futuro desta região, o programa de ‘Évora 2027’ assenta em três vertentes principais: herança cultural, intangibilidade e biodiversidade”, destaca o texto aprovado. No final, todos os parlamentares ovacionaram, em pé, o voto de saudação à cidade de Évora.
Recorde-se que Évora foi selecionada, no início deste mês de dezembro, por um júri internacional, para acolher a Capital Europeia da Cultura em 2027, em conjunto com a cidade de Liepaja, na Letónia. A candidatura eborense foi a preferida de entre o lote de 12 propostas iniciais, das quais apenas quatro passaram à fase de seleção final.
O conceito de VAGAR deu corpo à candidatura de Évora, propondo “uma outra arte de existência” para a Humanidade partindo da identidade da região e das suas gentes. O programa artístico proposto parte desta ideia, levando-a mais longe, numa leitura contemporânea que convida a Europa a abraçar o VAGAR, enquanto possível caminho para ultrapassar os desafios que enfrentamos enquanto Europeus.
Fonte: Câmara Municipal de Évora