“Vem conhecer as instalações de investigação de energia solar fotovoltaico e de baterias da Universidade de Évora” foi o mote lançado aos estudantes do ensino secundário para participarem em mais uma ação do Missão Ciência e Arte “Onde trabalham os cientistas. A resposta não se fez tardar; a Cátedra Energias Renováveis recebeu no dia 5 de janeiro de 2023 um grupo de estudantes da Escola Secundária Gabriel Pereira, da cidade de Évora. 

Coube aos investigadores da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), Diogo Canavarro e Tiago Eusébio, dar a conhecer as diversas potencialidades destas áreas através dos múltiplos projetos que se encontram a decorrer na Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares (PECS) bem como na Évora Molten Salt Plataform (EMSP), ambas as infraestruturas localizadas no pólo da Mitra da Universidade.

Acompanhados pelas professoras Maria de Jesus Cruz e Sandra Sousa, o grupo de alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica tiveram assim a oportunidade de conhecer in loco as diversas abordagens aqui trabalhadas através de soluções tecnológicas e aplicações da energia solar para a descarbonização de diferentes setores da economia: indústria e agricultura, geração elétrica, transportes ou comunidades.

Maria de Jesus Cruz explicou à Comunicação UÉ que este grupo de alunos encontra-se a desenvolver o seu projeto final de curso que consiste “na construção de um produto, ou seja, três carregadores amovíveis que funcionam através do solar fotovoltaico precisamente para que os alunos possam carregar os seus telemóveis” pelo que esta visita, tal como considerou “mostra-se bastante útil para que os alunos possam ter um contacto mais próximo com os investigadores e ficarem a conhecer as diversas possibilidades através destes sistemas”. Por sua vez, Sandra Sousa, professora da mesma Escola Secundária eborense, frisou que este tipo de visitas “permite aos alunos visualizar em contexto real os conteúdos que são lecionados em ambiente escolar, ou seja, em ambiente de sala de aula”. “Hoje, por exemplo, tiveram a oportunidade de visualizar alguns conceitos trabalhados na disciplina de Tecnologias e Processos do 11º e 12º ano da sua formação e isso é importante, bem como a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas”, realçou ainda a professora, evidenciando a importância de iniciativas como o projeto Missão Ciência e Arte.

As professoras concordam que esta é uma experiência “a repetir” permitindo agora acompanhar a evolução desta infraestrutura de investigação, aproveitando para convidar os investigadores a assistir ao resultado do projeto que este grupo de alunos está a desenvolver, até porque, como explica Sandra Sousa “este tipo de intercâmbio faz todo o sentido” reforçando a ligação “entre a Universidade, a Escola e as empresas;  certamente, o futuro de alguns deles alunos pode muito bem passar pela Universidade, seja ou não na parte da investigação” considerou.

Maria de Jesus Cruz, recorda mesmo que “temos tido muitos alunos que foram estudar para a licenciatura de Mecatrónica na Universidade de Évora e alguns destes encontram-se já a trabalhar em áreas que vão desde a energia à área da manutenção, “até porque é um curso que abre um leque grande de oportunidades” acrescentou Sandra Sousa. Esta iniciativa foi igualmente elogiada pelos investigadores da Universidade de Évora que a consideram como uma excelente oportunidade de divulgar a investigação e a oferta formativa da Universidade nestas áreas.  

Recorde-se que o projeto Missão Ciência e Arte é uma parceria entre a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Évora que integra um conjunto de ações de divulgação da Ciência nos vários domínios científicos, direcionadas para alunos desde o ensino pré-escolar ao Ensino Secundário.

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora

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