A AARTOÉ (Associação de Artes e Ofícios de Évora) arranca em 2023 com uma nova direção. Uma notícia que chega pouco mais de um mês depois de se anunciar Évora como a Capital Europeia da Cultura em 2027, e que traz esperanças renovadas para o artesanato do Alentejo Central. Contando com algumas das caras da nova geração, e outras já conhecidas do setor, profissionais dos mais variados ofícios artesanais, a nova direção da AARTOÉ assume para si a missão de se tornar a sede das várias gerações do Saber-Fazer Manual da região, abrindo-a ao país e ao mundo.  

De olhos postos no futuro, a Associação de Artes e Ofícios de Évora – a AARTOÉ -, conta com uma nova direção, que tomou posse no dia 21 de Janeiro de 2023, no Museu do Artesanato e Design de Évora, e está empenhada em elevar o artesanato da região do Alentejo Central ao reconhecimento e valorização, dentro além fronteiras, que tanto merece.

A associação, apesar de fundada em 2006, tem vindo progressivamente a reduzir suas iniciativas de promoção e atividades do artesanato. Uma consequência do impacto sentido no decorrer dos anos de pandemia, e que será contrariada pelas mãos da sua nova direção, constituída por um conjunto de profissionais, com atividade em ofícios artesanais que incluem, por exemplo, a tecelagem, a cerâmica, a marcenaria, a arte pastoril, entre outros. Esta direção apresenta-se como uma equipa com representantes de várias gerações do artesanato, motivada para o desenvolvimento e implementação de estratégias para a promoção e continuidade sustentável do setor na região. 

Como refere o seu presidente, André Panoias, líder do projeto Mal Barbado®, “o objetivo é que a AARTOÉ seja a sede do Saber-Fazer Manual do alentejo central, tradicional e moderno”, que acrescenta ainda que a associação será “aberta e participativa, tanto para os artesãos, como para quem deseja ver, visitar e fazer parte dela” desta forma estabelecendo-se como um ponto de contacto importante, tanto para artesãos, como para entidades relevantes, ou público em geral.

Algumas das ideias propostas pela nova direção visam a criação de um mecanismo que ateste a identidade e origem dos produtos artesanais feitos no Alentejo, e a dinamização da formação profissional em diferentes ofícios. Está ainda na calha a dinamização de um evento que promove experiências práticas, diferenciadas e empreendedoras nas artes e ofícios tradicionais e artesanato contemporâneo, que será aberto ao público, onde, através de oficinas, conversas, mostras e exposições e outras atividades, se criarão momentos de partilha entre artesãos, artistas e outros interessados.

A associação encontra-se também a desenvolver a sua presença digital e uma plataforma online que permita, não só fazer um mapeamento do que melhor faz na região, em termos de artes e ofícios, como também articular informações relevantes que permitam criar redes de apoio e diálogo entre os artesãos, e o público em geral. 

Desta forma, a AARTOÉ espera contribuir ativamente para um futuro onde a herança cultural do artesanato é também parte integrante do tecido cultural e empresarial da região.

Fonte: Associação de Artes e Ofícios de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here