Um grupo de empresários que integram o Consórcio AERIS tem estado a participar numa visita de estudo pelo Alentejo. A visita dos empresários tem como principal objetivo a partilha de experiências e consolidação de uma dinâmica de cooperação e integração reforçada e permanente ao nível empresarial e institucional, e assim melhorar a competitividade do cluster aeronáutico da região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo.
Durante os dias 7 e 8 de fevereiro, os empresários passaram por Beja (aeroporto), Grândola, Ponte de Sor e Évora. A visita de estudo tem a sua conclusão nesta cidade com a realização de um encontro que tem estado a decorrer na Universidade. O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, para a além de dar as boas vindas aos participantes em nome do Município, o Presidente da Câmara apresentou uma exposição sobre a dinâmica de desenvolvimento do Concelho de Évora, não deixando de sublinhar a preocupação sempre presente de criar condições para um progresso económico estruturado na diversidade, com a devida atenção nas questões ambientais, culturais, e de desenvolvimento social da cidade e da região.
O AERIS é um projeto cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha (POCTEP) que surgiu com a finalidade de aproximar ambas as regiões: a Andaluzia e o Alentejo, que apresentam um forte potencial aeroespacial, através dos seus principais intervenientes no âmbito empresarial e institucional. Liderado pela Câmara de Comércio de Sevilha, o consórcio é formado pelo cluster aeroespacial da Andaluzia, Andalucía Aerospace; o Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais FADA-CATEC; a Agência IDEA e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL, as Universidades de Sevilha e de Évora, bem como o Parque Científico e Tecnológico do Alentejo.
Fonte: Câmara Municipal de Évora