O Município de Montemor-o-Novo protocolou com a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, a transferência do seu acervo documental para o Arquivo Municipal, que procedeu ao seu tratamento e organização arquivística, estando o mesmo já disponível para consulta.

Instituição secular, imprescindível na construção da história do concelho de Montemor, entendeu-se promover uma exposição temática no âmbito deste património. A inauguração da exposição “A Misericórdia de Montemor-o-Novo. História e Arte” , que irá estar patente na sala de exposições do Arquivo Municipal, realiza-se a 12 de maio pelas 18h00. A exposição reflete a contínua importância histórica, patrimonial, artística e assistencial da Misericórdia e terá na sua inauguração uma visita guiada pelo historiador Jorge Fonseca.

Em sequência, e no sentido da valorização do património, das instituições, e da sua missão, decorrerá dia 26 de maio, o Colóquio subordinado ao tema Misericórdias: assistência, sociedade e poder” que contará com a participação de investigadores do ISCTE, Escola Superior de Educação de Coimbra, CEPESE, Ajuntamiento de Olivenza e Universidades do Minho, Coimbra e  Évora, tendo por objetivo aprofundar o conhecimento e debate sobre o papel  incontornável que as Misericórdias assumem na sociedade ao longo do tempo, perspetivando diversas abordagens de âmbito assistencial, social ou patrimonial. O Colóquio tem inscrições gratuitas, que podem ser efetuadas pelo 266 898 110 ou arquivo@cm-montemornovo.pt

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here