Na edição de 2023 do Festival Imaterial realizou-se um encontro entre representantes de instituições do País Basco, Catalunha, Galiza e Portugal para definir linhas de ação futuras que viabilizem e reforcem a continuidade do Encontro Ibérico de Música, parte integrante da programação do Festival Imaterial em 2021 e 2022.

Este encontro contou com a participação de Montse Portus do MMV de Vic, Catalunha; Vítor Belho, Nordesia/Festival Maré, Galiza; Carlos Seixas, Festival IMATERIAL; Luís Garcia, Festival IMATERIAL/Câmara Municipal de Évora, Lluc Silvestre, Institut Ramon Llull, Catalunha e Arkaitz Villar, Musika Bulegoa, País Basco.

Foi consensual a pertinência de criar iniciativas que proporcionem a divulgação linguística e cultural das regiões, quer na sua dimensão artística quer na sua dimensão profissional. Para proporcionar a realização destes objetivos, será criada uma primeira plataforma promotora, que integrará representantes da Catalunya, EuskalHerria, Galiza e Portugal, visando também a criação futura de uma rede e plataforma de trabalho integrada para implementar um programa de ações a desenvolver a partir de 2024. Será ainda avaliada a possibilidade de ativar residências artísticas e, através das plataformas já existentes MMVV, IMATERIAL, MARÉ, serão promovidos conteúdos artísticos nas línguas ibéricas, com especial atenção às que são consideradas línguas minoritárias. Esta iniciativa apresentar-se-á já em 2023 através dos eventos artísticos e profissionais existentes.

Encontro entre delegação oficial das Seychelles e a Câmara Municipal de Évora

Esta edição do Festival Imaterial, foi ainda palco para um encontro entre a autarquia de Évora e uma delegação oficial das Seychelles, de forma a estreitar o relacionamento institucional e serem equacionadas futuras formas de cooperação. A delegação das Seychelles composta por David Andre, Presidente da Câmara de Victoria e Secretário-geral do Seychelles National Institute for Culture, Heritage and the Arts, e por Patrick Victor, Embaixador Cultural, foi recebida pelo Vice-Presidente da Câmara de Évora, Alexandre Varela e por Paula Garcia, responsável pela equipa de missão da Capital Europeia da Cultura em 2027.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here