Após a sua antestreia em Montemor-o-Novo, em setembro de 2022, “Nayola” exibe-se no dia 24 de junho’23 numa sessão especial, a decorrer pelas 18h00, no Cineteatro Curvo Semedo, contando com a presença do realizador José Miguel Ribeiro e do argumentista Virgílio Almeida, para uma conversa aberta com o público presente.

A narrativa desta longa-metragem decorre entre 1995 e 2011, compreendendo a fase final da guerra civil angolana e os primeiros anos de paz no país. A história acompanha três gerações de mulheres flageladas pela guerra: Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Luana (a neta). O realizador trabalhou neste filme durante cinco anos e viajou duas vezes até Angola para conhecer melhor a história e cultura do país. As personagens e cenários, com cores fortes e pinceladas texturadas, inspiram-se nas máscaras africanas e na arte contemporânea de autores africanos. A banda sonora do filme, parte fundamental da narrativa, foi minuciosamente pensada e trabalhada por músicos angolanos como David Zé, Mário Rui Silva e Bonga. O resultado é uma “aventura épica” de animação, onde os efeitos visuais coloridos e alegres contam uma história dramática de luta e resiliência.

Inspirado na peça ‘A Caixa Preta’ de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, durante o último ano o filme percorreu o mundo com seleções oficiais em mais de 40 festivais internacionais (abriu a 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação, em Bruxelas, em fevereiro, e abriu na Holanda o Festival Kaboom, no mês de março) recebeu várias distinções como: Melhor Longa Metragem de Animação no Festival Internacional de Guadalajara no México, Melhor Longa Metragem no Anim’est na Roménia, Melhor Longa Metragem no Manchester Animated Film Festival no Reino Unido, Melhor Longa Metragem na 46ª Mostra internacional de cinema de São Paulo e ainda Melhor Longa Metragem nos Prémios Quirino de Animação Ibero Americana, num total de 16 prémios um pouco por todo o mundo. Conjugando a animação 2D e 3D,  Nayola, valeu a José Miguel Ribeiro a nomeação de ‘Realizador do Ano’ nos Cartoon Movie® 2023.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here