O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida organiza a conferência “O Futuro das Organizações da Economia Social no Territórios de Baixa Densidade”, no dia 12 de Outubro, às 14h, em Évora, com a participação de personalidades de reconhecido mérito científico.

A importância da Economia Social, designação pela qual são conhecidas as iniciativas implementadas por organizações sem fins lucrativos que atuam sobre as lacunas deixadas pelos sectores público e privado, tem sido um dos pilares da missão da Fundação Eugénio de Almeida desde a sua criação.

No ano em que celebra o seu 60o aniversário, a Fundação promove uma importante conferência sobre este tema, cujo objetivo é examinar, debater e refletir sobre o papel do Terceiro Setor nos territórios de baixa densidade demográfica, num momento tão decisivo e desafiante como o atual.

Sustentabilidade financeira, desafios demográficos, envelhecimento, despovoamento territorial e transformações sociais são alguns dos temas que serão debatidos por um painel constituído por João Cesar das Neves, Rogério Roque Amaro e Cátia Sá Guerreiro, com moderação de Saudade Baltazar, docente na Universidade de Évora.

A entrada é livre. As inscrições podem ser realizadas através da página da instituição, em www.fea.pt

A Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição de direito privado e u4lidade pública, sediada em Évora, que tem como missão o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região. Fundada em 1963 por Vasco Maria Eugénio de Almeida, tem tido um importante impacto económico, social e cultural em toda a região do Alentejo. Entre os seus mais relevantes projetos, destacam-se o Centro de Arte e Cultura, principal pólo de arte contemporânea a sul do Tejo; o Centro de Inovação Social, primeiro do género na região; o Banco de Voluntariado, projeto internacionalmente acreditado. A Fundação é detentora de um vasto património cultural, reabilitado para a fruição pública, sendo também responsável por um extenso programa de Bolsas e Apoios. É membro da Comissão Execu4va de Évora 27 – Capital Europeia da Cultura.

Breve Biografia dos Oradores:

João Cesar das Neves, Professor Catedrático, é doutorado e licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON, lecionando nas áreas de Economia e Ética Empresarial no The Lisbon MBA, na Licenciatura, nos Masters of Science e nos Programas para Executivos. É também Presidente da Comissão de Ética da CATÓLICA-LISBON, onde foi Presidente do Conselho Científico. Foi também conselheiro para os assuntos económicos do ex-primeiro ministro português Aníbal Cavaco Silva e investigador do Banco de Portugal. Os diversos livros e artigos que publicou na área da economia centram-se em domínios como o desenvolvimento económico, a macroeconomia, a ética económica e a história económica e do pensamento económico. É também colaborador regular do Diário de Notícias e membro de várias organizações católicas.

Rogério Roque Amaro, Economista, doutorado em «Analyse et planification du développement» da Université des Sciences Sociales de Grenoble (França). Lecionou como Professor Associado do ISCTE, no Departamento de Economia, lecionando as disciplinas de Economia e Políticas de Desenvolvimento e Economia Social, da licenciatura em Economia, e coordenando os mestrados de “Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais” e “Economia Social e Solidária” desse mesmo instituto. Foi fundador e Presidente da Direção da PROACT – Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta Contra a Exclusão Social – e membro da Direção do Centro de Estudos Africanos do ISCTE. Foi Presidente da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Tem várias publicações sobre temas de Desenvolvimento e Economia Solidária, além de várias comunicações apresentadas em encontros, congressos e colóquios nacionais e internacionais.

Cátia Sá Guerreiro, é licenciada em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, mestre em Saúde e Desenvolvimento com especialização em Gestão de Programas e Projetos pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa e doutorada, pela mesma entidade, em Saúde Internacional, ramo de Políticas de Saúde. Depois da passagem pelo Alto Comissariado da Saúde em 2009/2010, concretamente pela Coordenação Nacional para a Infeção VIH/SIDA, área da Cooperação, assumiu a Direção Geral de uma ONG portuguesa, não tendo desde então deixado o trabalho com o Setor de Economia Social. Atualmente colabora com o IHMT em projetos de Cooperação e Investigação em Saúde Internacional, integrando o grupo Global Health and Tropical Medicine para as áreas de Recursos Humanos, Avaliação em Saúde e Planeamento Estratégico. Na AESE assumiu em Maio de 2014 a Direção do GOS – Programa de Gestão de Organizações Sociais, é senior teaching fellow na área de Fator Humano na Organização e integra a equipa de Coaching. Dirige o Programa de Liderança no Feminino – One Steap Ahead.

Maria da Saudade Baltazar, é doutorada em Sociologia e Professora Associada no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Escola de Ciências Sociais). É Investigadora Integrada do CICS.NOVA, tendo coordenado o Pólo da Universidade de Évora (2015-2020). Integra a equipa coordenadora da Secção Temática Segurança, Defesa e Forças Armadas da Associação Portuguesa de Sociologia e o Board Members do Regional NetWork Southern European Societies da Associação Europeia de Sociologia. Desde 1990, leciona nas áreas do Desenvolvimento (regional e local, desigualdades territoriais e sociais nas suas diferentes escalas de intervenção, políticas públicas), do Planeamento (metodologias participativas, acompanhamento e avaliação de programas e projetos) e da Defesa, Segurança e Desenvolvimento (Estudos da Paz e Resolução de Conflitos). Nesses domínios científicos tem orientado dezenas de teses de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, publicado e coordenado/participado em diversos projetos de investigação. Desenvolveu para a Fundação Eugénio e Almeida uma investigação sobre as organizações socias na resposta à Covid-19.

Fonte: Nota de Imprensa / Fundação Eugénio de Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here