A Unidade de Neonatologia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, assinalou o Dia Mundial da Prematuridade, dia 17 de novembro. Nesta manhã, a equipa de Enfermagem da Unidade, com o apoio da Liga de Amigos do Hospital de Évora, presenteou os bebés e os pais com um pequeno postal para assinalar o dia e enaltecer a força destas famílias.
Este dia tem como objetivo sensibilizar para os desafios do nascimento prematuro e os riscos e consequências enfrentados pelos bebés prematuros e respetivas famílias em todo o mundo. Maria José Mendes, Coordenadora da Unidade de Neonatologia, destaca a relevância deste dia, pois, “para os pais de· bebés prematuros, as unidades de cuidados intensivos neonatais, com toda a sua tecnologia, podem ser um lugar assustador. Cabe aos profissionais de saúde diminuir esses medos e ajudar os pais a não se sentirem tão perdidos e impotentes, o que irá contribuir para uma evolução mais favorável do seu filho. O início de vida de um bebé prematuro é de facto, diferente, mas a sua vontade de viver faz destes pequenos seres grandes heróis”.
Atualmente situada no piso 3 do Hospital do Espírito Santo, a Unidade de Neonatologia foi inaugurada em 1990, com a intenção de assegurar Cuidados Neonatais à Região Alentejo. Posteriormente, desde 2001, a Unidade passou a ter também Cuidados Intensivos para recém-nascidos, sendo a Unidade de referência de toda a Região Alentejo e acolhendo bebés de outros distritos sempre que necessário. Além do foco nos cuidados de saúde, a Unidade de Neonatologia do HESE EPE não esquece a necessidade de Humanização dos Serviços e criou, em 2004, dois quartos que permitem que as mães de fora de Évora permaneçam o mais perto dos filhos e possam estar presentes em todos os momentos. A Unidade divide-se em 3 salas de Cuidados e tem uma lotação de 12 camas (3 de Cuidados Intensivos, 6 de Cuidados Especiais e·3 de Cuidados Mínimos).
Fonte: Nota de Imprensa / Hospital do Espirito Santo de Évora, EPE