Está concluída a obra de requalificação do Jardim de Santa Justa, em Moura.

A empreitada pretendeu dotar aquele espaço público de um polidesportivo e de espaços de lazer onde se inclui um quiosque com esplanada, um percurso ciclável, áreas de relva e sombras, estando garantidas as condições de acessibilidade. Foram ainda contempladas premissas de sustentabilidade nomeadamente ao nível do aproveitamento da nascente existente para a rega dos espaços verdes.

No passado dia 7 de fevereiro, foi deliberado em reunião de Câmara, sob proposta do Presidente, atribuir ao espaço o nome Parque Desportivo e de Lazer Dr. Francisco Baixinho Cravo, por forma a homenagear uma das personalidades mais marcantes e acarinhadas da sociedade mourense.

Francisco José de Aragão Baixinho Cravo nasceu em Guimarães, no dia 20 de Setembro de 1949. Na cidade berço, viveu até aos dois anos de idade.

Dos 6 aos 10 anos, Francisco viveu em Moura com os seus avós maternos, o seu avô Baixinho (então Presidente da Câmara Municipal de Moura) e a sua Avó Amália.

De Moura, aos 11 anos, seguiu para Portimão, onde viveu com os seus pais e os seus 3 irmãos.

Em 1968, Francisco vai para Coimbra estudar Direito. Os tempos de Coimbra foram indiscutivelmente intensos e marcantes para a sua vida. Pelo direito, pelas amizades de uma vida que aí conquistou e pelo futebol – três pilares que em grande medida o definem e estruturam. Foi também nesse período que conheceu o amor da sua vida, Maria Manuela.

Em 1973 casa com Maria Manuela Feu Mascarenhas Leote Cravo, com quem teve três filhos: a Joana Leote Cravo, o Diogo Leote Cravo e o Tiago Leote Cravo.

Escolheu Moura para viver e constituir família. Decidiu ser, como costuma dizer, “um advogado de província, na província”. Desde 1973 em Moura, para além da advocacia e do “Dr. Cravo” que todos conhecem, Francisco foi professor na Escola Secundária de Moura onde lecionou várias disciplinas durante cerca de 10 anos. Estagiou com o Dr. Lino Delgado e, findo o estágio, abriu o seu escritório onde ainda hoje se mantém, na Rua Conselheiro Augusto Castro.

À margem do Direito, Francisco entregou-se a múltiplas causas mourenses, como sejam o Moura Atlético Clube (como jogador de várias camadas, treinador e como Presidente da Mesa da Assembleia Geral), os Bombeiros Voluntários de Moura, o Lar de Idosos ou o Núcleo Sportinguista de Moura.

Hoje, Francisco conta com 74 anos e continua a viver a vida com a única intensidade que conhece. Apesar de reformado, ainda advoga. Dá aulas no Instituto Politécnico de Beja, no curso de Solicitadoria e ainda é professor na Universidade Sénior. No tempo que lhe sobra, joga futebol com os colegas veteranos do MAC, convive com a sua família (onde se incluem os 4 netos: Martim, Maria, Francisco e Maria Madalena) e amigos, cuida do seu olival e dedica-se à poesia.

O novo Parque Desportivo e de Lazer Dr. Francisco Baixinho Cravo é inaugurado no próximo domingo, dia 25 de fevereiro, pelas 12:00, na Urbanização Quinta de Santa Justa, em Moura.

Trata-se de um investimento de €487.737,49, que beneficia de financiamento no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura