De 1 a 30 de novembro de 2024 o Festival de Teatro de Amadores de Évora está de volta a Évora.
Distam 59 anos da realização do primeiro Festival de Teatro de Amadores de Évora que teve lugar em 1965, quando o Grupo Cénico da SOIR Joaquim António d’Aguiar quis romper com o paradigma das mostras teatrais sob a tutela do Estado Novo.
Indo já na sua 26ª edição, o FESTAE é o mais antigo Festival de Teatro de Amadores realizado em Portugal que, de forma regular e continua, traz os melhores grupos de teatro amadores e profissionais a Évora. Ao longo dos anos tem tido como principal objetivo dar espaço e visibilidade a grupos teatrais de amadores de todo o país, além de promover o acesso à cultura e fortalecer a cena teatral na região.
A história do FESTAE está profundamente ligada ao desenvolvimento cultural do Alentejo e à democratização do acesso às artes em Portugal. Ao longo das décadas, o evento foi se consolidando como um espaço de experimentação, inovação e troca de experiências entre grupos amadores e profissionais do teatro.
Dia 1 de Novembro pelas 21.30 horas, na SOIR – Joaquim António de Aguiar, tem lugar a apresentação pública do Festival, com o espetáculo “No Limite da dor”, pelo grupo de Teatro de Beja – Lendias D’Encantar.
Dia 30 de Novembro pelas 16h na SOIR – Joaquim António de Aguiar encerraremos a XXVI edição do FESTAE com uma conferência performativa “Icária, Icária, Icária” uma (conferência sobre o desejo chamado utopia e outros superpoderes) por Rui Pina Coelho pelo TEP – Teatro experimental do Porto.
Durante os 30 dias do FESTAE, a festa faz-se com 9 grupos e companhias de teatro, que apresentarão os seus espetáculos em diversos locais da nossa cidade, levando o teatro e a cultura, de forma consolidada, a cada vez mais públicos.
Ao reunir artistas amadores de várias regiões, o FESTAE também incentiva o fortalecimento do tecido cultural alentejano, proporcionando uma plataforma para expressões culturais e artísticas diversas. A sua programação é diversificada, indo do teatro clássico ao experimental, passando por peças contemporâneas e adaptações regionais, o que atrai um público amplo e interessado. O festival é um ponto de encontro para amantes do teatro e tem uma importância única para a preservação e desenvolvimento do teatro amador em Portugal.
Em resumo, o FESTAE é mais que um festival de teatro; é uma celebração do espírito comunitário e da paixão pelo teatro.
A SOIR – Joaquim António de Aguiar convida todos a participarem e a viverem connosco a magia do Teatro em mais uma edição do FESTAE.
Fonte: Nota de Imprensa / SOIR – Joaquim António de Aguiar