Malopires
Telefonia do Alentejo

Em reunião pública de 19 de Dezembro: Câmara de Évora aceitou doação do espólio da Ludoteca e Coleção do Brinquedo

A aceitação da doação do espólio da Ludoteca e Coleção do Brinquedo à Câmara Municipal de Évora pela Associação dos Amigos da Ludoteca foi aprovada por unanimidade nesta reunião.

20 Dezembro 2018 | Publicado : 16:35 (20/12/2018) | Actualizado: 16:38 (20/12/2018)

Como explicou a Vereadora da Educação, Sara Dimas Fernandes, na apresentação da proposta, a Associação já não tinha condições para assumir a Ludoteca e fazer justiça à Coleção do Brinquedo, tendo proposto ao Município a aceitação deste legado e a sua dimanização, mantendo esta os mesmos princípios pedagógicos e valores associados.

O Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, sublinhou o importante papel desempenhado pela Associação ao longo dos anos e frisou o compromisso camarário de assegurar a continuidade desta missão. Indicou que, no âmbito da recuperação já iniciada do Parque Infantil de Évora - onde se localiza o espaço - está previsto que a próxima fase seja a requalificação do edifício da Ludoteca. Deixou ainda o reconhecimento e agradecimento, em nome de toda a Câmara, à Associação pelo trabalho realizado.

Refira-se que a Ludoteca de Évora, a primeira ludoteca do país, foi fundada pela Dra. Josette Cardoso em 1979, Ano Internacional da Criança, e desde aí funciona num edifício cedido pela Câmara Municipal com o apoio da autarquia a vários níveis, sendo gerida pela Associação dos Amigos da Ludoteca.

Nesta reunião, para além da deliberação acerca de um conjunto diversificado de propostas, mereceu também aprovação unânime a atribuição do lote B – VI do Parque de Indústria Aeronáutica de Évora à empresa francesa Armor Meca Portugal Unipessoal, Lda. e reconhecimento de projecto a desenvolver por esta como de Potencial Interesse Municipal. Trata-se de um projecto de instalação de unidade industrial de maquinação de componentes para a indústria aeronáutica e fresamento em titânio com automação de meios para 4.0 que se irá desenvolver em várias fases.

O investimento previsto é de 3 milhões e 850 mil euros e inclui a criação de 68 postos de trabalho até 2022, explicou o Presidente da Câmara Municipal, tendo a instalação da Mecachrome ajudado a atrair para Évora mais esta empresa.

A empresa já tem a sua sede social no NERE – Núcleo Empresarial da Região Alentejo e é reconhecida pela sua experiência por empresas como a Airbus, Stelia, Safran, Thales, MBDA, entre outras. É especializada em usinagem de alta precisão e montagem de susbsistemas e possui algumas das mais modernas máquinas no sector.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.