Telefonia do Alentejo

Alunos luso espanhóis homenageiam Sophia de Mello Breyner

Autor :Nota de Imprensa

Fonte: Câmara de Évora

17 Maio 2019

Mais de uma centena de alunos portugueses e espanhóis irão homenagear, no próximo dia 21 de Maio, em Évora, a escritora Sophia de Mello Breyner por ocasião do centenário do seu nascimento. Esta homenagem ocorre no âmbito da já tradicional “Maratona de Leitura de Língua Portuguesa e Espanhola” que anualmente reúne estudantes de Évora e da Extremadura.

Este ano, a Maratona de Leitura terá lugar no Largo da Sé, a partir das 14h30, e está inserida na vasta programação do Livros à Rua, juntando estudantes do 1º, 2º e 3º ciclos e do secundário, dos agrupamentos Manuel Ferreira Patrício e nº 4 (André de Gouveia) e da cidade espanhola de Montijo.

Além da literatura infantil, Sophia de Mello Breyner escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses. A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão.

A Maratona de Leitura de Língua Portuguesa e Espanhola, em que os alunos são desafiados a ler os textos do autor homenageado na língua estrangeira, enquadra-se no projeto da Câmara Municipal de Évora de promoção da leitura “Voar na Asa dos Livros”, e no Projeto “A LER+”, do Plano Nacional de Leitura” e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Assim, a partir das 14h30, no Largo da Sé, os jovens leitores irão evocar Sophia de Mello Breyner em leituras individuais, em grupo, dialogadas e em coro, numa singela homenagem à poetisa, a quem, em 2014, lhe foram concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.