Auchan
Telefonia do Alentejo

Festival Política no Teatro Garcia de Resende

Autor :Nota de Imprensa

Fonte: Câmara de Évora

28 Maio 2019

· 17 atividades de entrada gratuita

· Concertos, filmes, workshops, debates e arte

O Festival Política chega pela primeira vez a Évora durante os dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. Todas as actividades decorrem no Teatro Garcia de Resende e são de entrada gratuita.

Criado em 2017 e com edições em Lisboa e Braga, o Festival Política tem como objectivo envolver a sociedade civil e fomentar o debate em torno da política através de debates, performances, concertos, filmes, workshops e actividades para famílias. Em ano de eleições europeias, o festival procura promover uma maior consciência política e social, sobretudo nas gerações mais novas. A programação está já disponível em www.festivalpolitica.pt. Tendo como palco o Teatro Garcia de Resende, entre as 17 actividades programadas para Évora, destacamos as seguintes:

· Espectáculo-lição de História, onde o humorista Hugo van der Ding promete fazer uma viagem pelos preconceitos europeus e sobre as várias personagens que ajudaram a escrever a História do continente (31 de maio, 21h30).

· Speed dating com deputados. Encontro entre os cidadãos e deputados. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com os deputados, apresentando dúvidas, questões e contributos. Capacidade 20 pessoas. Inscrição: festivalpolitica@gmail.com (31 de maio, 17h30)

· Sessão de Cinema Todos Europeus (30 de maio, 17h). Seis curtas-metragens que ajudam a refletir o que é ser europeus e os entraves à cidadania europeia.

· A humorista Cátia Domingues irá dinamizar uma conversa sobre como o humor ajuda a combater a discriminação e o discurso de ódio (30 de Maio, 21h30)

· Sessão Fronteiras (31 de maio, 18h30). Quatro curtas-metragens, incluindo “O Salto”, de Luís Godinho. “Évora, finais da década de 60. Para escapar à Guerra Colonial, um grupo de jovens prepara o “salto” para França ou para a Holanda. Iludindo a vigilância repressiva da PIDE, utilizam as instalações da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), em Évora, para organizar a fuga”, destaca a sinopse.

· Danças Europeias – workshop Pedexumbo. Vamos conhecer as danças de roda, em linha, a par ou em grupo, onde se dá ênfase ao convívio, à diversão e à descontração. Não há limite de idade para dançar e para quebrar fronteiras. Capacidade: 20 pessoas. Inscrição via festivalpolitica@gmail.com (1 de Junho, 15h)

· Descobrir a Europa - Workshop infantil. Conhecer a História da Europa e das suas instituições de uma forma divertida. Dos 6 aos 10 anos Capacidade para 15 crianças. Inscrição via festivalpolitica@gmail.com (1 de Junho, 16h)

. Quem ganha com a PAC – Política Agrícola Comum? (debate, 1 de Junho, 16h). Participam Miguel Bastos Araújo (biogeógrafo, estuda os efeitos das alterações climáticas na biodiversidade, professor universitário, Prémio Pessoa 2018), Nuno Belchior (agricultor e ativista) e Tito Rosa (engenheiro agrónomo, quadro aposentado do Ministério da Agricultura).

· Espiga – música de Évora para a Europa. Concerto com produção de Dj Sims. Inclui a apresentação de um tema inédito dedicado à Europa (1 de Junho, 21h30).

O Festival Política conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Representação da Comissão Europeia em Portugal.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.