Auchan
Telefonia do Alentejo

Espectáculo AMIG...STÍCIO encerrou o Artes à Escola

Autor :Nota de Imprensa

Fonte: Câmara de Évora

05 Junho 2019

O espectáculo “AMIG…STÍCIO: Vencer não é Convencer” - que teve lugar no dia 31 de Maio, no auditório da Escola Secundária Gabriel Pereira - encerrou a primeira edição do programa municipal Artes à Escola.

Direcionado para alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, o espectáculo, que incluiu teatro, música e pintura, foi criado por Paulo Roque, Júlio Quirino e Quarteto de Clarinetes Ma Non Troppo (Ana Beatriz Martins, Hélia Varanda, Mariana Abreu e Patrícia Camelo), a partir de textos de Major Francisco José de Barros, Joaquim dos Santos Andrade e Miguel Unamuno.

Centra-se no Dia do Armistício, que marca o fim da Primeira Guerra Mundial, a 11 de Novembro de 1918 e comemora o Armistício de Compiègne e o fim das hostilidades na Frente Ocidental. A pintura Dia do Armistício, de Júlio Quirino (tendo como base uma fotografia tirada no referido dia), “é o pretexto para refletir sobre guerra, paz, liberdade, identidade, memória; sobre um futuro assente na democracia, igualdade, solidariedade; sobre a esperança de um mundo melhor, de um sorriso que se sobrepõe às armas”.

A Vereadora responsável pelo Pelouro da Educação na Câmara Municipal de Évora, Sara Dimas Fernandes, assistiu a este espectáculo, tendo manifestado a sua satisfação pela qualidade constatada. Destacou ainda a importância de entrosar a arte com a educação, patente neste projecto que cumpriu em pleno os seus objectivos, levando a arte à escola e permitindo aos alunos a descoberta desta e das instituições que a produzem.

Recorde-se que o Artes à Escola é um projeto municipal que disponibiliza à comunidade educativa um programa cultural e artístico, oferecendo às crianças e jovens o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento. Promove também uma maior proximidade aos espaços culturais e às atividades que se produzem localmente, abrindo espaço para uma aprendizagem enriquecida, através do relacionamento e envolvimento com a comunidade.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.