Auchan
Telefonia do Alentejo

Objetivo do projeto é limpar Portugal inteiro ao mesmo tempo

Iniciativa “Mãos à Obra” vai decorrer no domingo e prevê a participação de mais de 40 voluntários em Évora

Autor :Marina Pardal

Fonte: Redação DS

20 Setembro 2019

“Mãos à Obra”. É este o desafio lançado por Inês Durão, uma jovem de 19 anos da Figueira da Foz. E no que consiste a sua ideia? Em limpar Portugal inteiro ao mesmo tempo. O encontro está marcado para o próximo domingo, pelas 10 horas, e prevê mobilizar mais de 12 mil voluntários, na sua maioria jovens.
Em Évora, também está formado um grupo, que conta, para já, com cerca de 40 inscritos, mas os organizadores esperam que esse número seja ultrapassado.
Gonçalo Morgado, de 18 anos, é um dos administradores do grupo de voluntários criado em Évora. Em declarações ao Grupo Diário do Sul, explicou que, “em conjunto com a Carolina Roques, estou a dinamizar esta ação no concelho de Évora”.
O jovem recordou que “tive acesso a este projeto a partir do Twitter, contactei a mentora do projeto e entrei no grupo de Évora”.
Garantiu que “é uma causa que me desperta interesse, até porque sou uma pessoa muito ligada ao voluntariado e acho que temos o dever cívico de participar nestas ações”.
Relativamente ao projeto “Mãos à Obra”, Gonçalo Morgado especificou que “a Inês Durão teve esta ideia a partir de um movimento que ela viu na Etiópia através do qual se plantaram mais de 300 mil árvores e decidiu fazer algo parecido com o intuito de limpar Portugal”.
Explicou que “ela tem dinamizado este projeto através de publicações nas redes sociais e está a tentar reunir voluntários em todo o país com o objetivo de recolher o máximo de lixo possível, sendo depois esse lixo separado”.
De acordo com o mesmo jovem, no que diz respeito à agenda para Évora, “o encontro é no próximo domingo, pelas 10 horas, em frente ao Calçado Guimarães, pretendendo-se limpar essa zona perto da linha de caminho-de-ferro”.
Assegurou que “já fizemos uma visita ao local e percebemos que existe bastante lixo para recolher, sobretudo mobílias e eletrodomésticos”, revelando que “ainda estão a ser feitos os últimos preparativos, mas pensamos que será a Gesamb que nos irá ajudar a recolher o lixo”.
Gonçalo Morgado focou que, “para participarem, as pessoas podem consultar o nosso site (https://maosaobraportugal.com/), pois a partir daí podem aceder às redes sociais e contactar os administradores dos grupos criados em cada zona, nomeadamente através do WhatsApp”.
Alertou que “é importante fazer a inscrição por uma questão de logística, podendo a mesma ser feita até sábado”, frisando que “as pessoas devem indicar o horário em que pretendem participar (todo o dia, manhã ou tarde)”.
O mesmo responsável disse que “a nível nacional, há uma semana, tínhamos cerca de 12 mil pessoas inscritas e, até segunda-feira à noite, tínhamos a confirmação de 43 participantes no nosso grupo de Évora, mas esperamos uma maior adesão”.
Confirmou ainda que “são essencialmente jovens, mas há também outras pessoas mais velhas”.
Quanto às recomendações, Gonçalo Morgado alertou que “os participantes devem levar água, almoço e lanche, protetor solar, t-shirt branca (os administradores levarão uma t-shirt azul para serem identificados mais facilmente), luvas resistentes e roupa e calçado confortáveis, sendo que os sacos do lixo serão fornecidos por nós”.
Acrescentou que “pedimos ainda aos voluntários que levem uma garrafa de plástico vazia para recolher beatas, para um outro movimento que é o “Enche a Garrafa”, cujo objetivo é recolher beatas”, destacando que “já contactámos algumas empresas que poderão ser capazes de reciclar as beatas, embora ainda não tenhamos essa confirmação”.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.