Telefonia do Alentejo

Dia Mundial da Rádio

Tema das celebrações de 2020 é Rádio e Diversidade

Neste 13 de Fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Rádio. Este ano, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.

Autor :ONU

13 Fevereiro 2020

Em mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destaca o poder do rádio de unir as pessoas e de “uma forma duradoura promover a diversidade e ajudar a construir um mundo mais pacífico e mais inclusivo”.

Comunidade
O chefe da ONU destaca que diante da evolução rápida da mídia, este meio de comunicação tem um lugar especial em cada comunidade como uma fonte acessível de notícias vitais e de acesso à informação.

Para Guterres, o rádio também é uma fonte de inovação pioneira na interação com o público, com conteúdo gerado pelos usuários, décadas antes de se tornar popular. O chefe da ONU destaca que este veículo oferece ainda uma exibição maravilhosa da diversidade em seus formatos, línguas e entre os próprios radialistas.

Guterres lembra que perante os esforços globais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a crise climática, o rádio tem um papel central como fonte de informação e inspiração.

Para a diretora da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, Unesco, Audrey Azoulay, a data deve celebrar o poder da rádio “de refletir e promover a diversidade em todas as suas formas”.

Variedade
Para a agência, as estações radiofônicas devem atender a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, pontos de vista e conteúdo, e deixar expressar a diversidade das audiências em suas programações e operações.

A Unesco defende ainda que uma mídia forte, livre e independente é a base da paz, da democracia e do desenvolvimento sendo necessário que as pessoas se expressem sem medo.

O Dia Mundial da Rádio foi proclamado em 2011 pelos Estados-membros da Unesco. No ano seguinte, a data foi adotada para celebração internacional pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.