Telefonia do Alentejo

Dia 23 de abril, às 17h00

Fundação Eugénio de Almeida promove debate online sobre a cultura

Fonte: FEA

22 Abril 2020 | Publicado : 15:48 (22/04/2020) | Actualizado: 15:51 (22/04/2020)

No próximo dia 23 de abril, às 17h00, irá realizar-se o debate Futuros da cultura, culturas do futuro - um debate necessário, em direto na página do Facebook do Centro de Arte e Cultura. O debate terá como oradores Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Antonio Sáez Delgado, docente na Universidade de Évora, investigador e escritor; Eduardo Luciano, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, e Rui Horta, Coreógrafo, Diretor Artístico de O Espaço Do Tempo.
Com esta iniciativa, a Fundação Eugénio de Almeida procura estimular uma reflexão em torno dos problemas e desafios que se colocam aos agentes culturais para o desenvolvimento da sua atividade, num contexto desfavorável imposto pelo Covid-19 à escala global, e tendo em vista a sua superação. Que direção seguir? Quais são as expetativas éticas e estéticas que se perfilam às culturas do futuro? Todos estão convidados a dar o seu contributo a estas e a muitas outras questões, num debate moderado por José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

Futuros da cultura, culturas do futuro - um debate necessário integra a programação #FundaçãoConsigo, que pode ser acompanhada no website da Fundação Eugénio de Almeida e nas redes sociais Facebook e Instagram.

____________

ANA PAULA AMENDOEIRA, Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, é Vice-presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.
Entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz. Atualmente é Diretora Regional de Cultura do Alentejo.

ANTÓNIO SÁEZ DELGADO é Doutorado em Filologia Hispânica pela Universidad de Extremadura e Professor Auxiliar do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, onde lecciona disciplinas de Literatura Espanhola e de Literaturas Ibéricas. Publicou livros de ensaio, poesia, diários, antologias e traduções de diversos escritores portugueses modernos e contemporâneos.

EDUARDO LUCIANO é licenciado em Direito. Advogado de profissão (com actividade auto suspensa desde Outubro 2013). Com experiência autárquica desde 2005, é desde 2013 Vereador na CME com os pelouros: Cultura, Património, Turismo, Centro Histórico, Gestão Urbanística, Ordenamento do Território, Fiscalização.

RUI HORTA é coreógrafo, bailarino, fundador e Diretor Artístico de O Espaço do Tempo, um centro multidisciplinar de pesquisa e criação, sediado em Montemor-O-Novo.
Fundou e dirigiu a Companhia de Dança de Lisboa (1984-1987), e o S.O.A.P. Dance Theatre Frankfurt, companhia residente no Künstlerhaus Mousonturm (1990). As suas criações têm sido apresentadas em diversos palcos e festivais por todo o mundo. Recebeu diversos prémios e condecorações, em Portugal e no estrangeiro.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.