radio
Telefonia do Alentejo

Programa “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes” leva bons hábitos de saúde oral a 25 mil crianças

Fonte: Nota de imprensa

27 Julho 2017

A Colgate, líder nacional e internacional na área de higiene oral, reforça a sua missão de promoção da saúde oral infantil, com o Programa Escolar “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes”. Com um currículo educacional premiado e uma estratégia global de intervenção, a iniciativa pretende, em 2017, alcançar cerca de 25.000 crianças do ensino básico em Portugal, sensibilizá-las para a importância da higiene oral e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que possam cuidar e assumir a responsabilidade da própria saúde oral.
Pela mão de profissionais voluntários (dentistas e higienistas) e através da distribuição de 25 000 kits de higiene oral e da utilização de material educativo, a Colgate visitará escolas do primeiro ciclo em todo o país, ao longo do próximo ano letivo, a fim de aproximar as crianças, dos 6 aos 10 anos, à figura do dentista e consciencializá-las para a relevância da prevenção e da prática de bons hábitos de saúde bucal.
Para participar nesta iniciativa, os professores do primeiro ciclo deverão inscrever a sua turma na plataforma online criada para o efeito (http://programa-escolar.colgate.pt). Já os dentistas e higienistas interessados em fazer parte do programa poderão inscrever-se em http://programa-escolar.colgate.pt/inscricoes/, onde irão receber toda a informação sobre o projeto e ser incluídos na lista de voluntários disponíveis. Os professores de todo o país estarão assim aptos a contactar um dentista da sua região, solicitando que a sua turma seja abarcada pela iniciativa.
O programa, por intermédio de diversas atividades e apoiado por materiais didáticos – que incluem jogos, livros de histórias, vídeos interativos, posters e guias para uma boa higiene oral - propõe-se a envolver, de um modo simples e divertido, crianças, pais e professores no compromisso de uma prática de higiene oral saudável, com vista à prevenção de doenças dentárias e, consequentemente, a um bem-estar geral.
De acordo com o III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais, divulgado em novembro de 2015 pela Direção-Geral da Saúde, aproximadamente 87% das crianças portuguesas com 6 anos não escovam os dentes na escola diariamente e 43% nunca foi observada por um profissional de saúde oral. O mesmo estudo afirma que apenas 1% das crianças inquiridas com 12 anos escova os dentes, todos os dias, em contexto escolar e ainda que 47% apresentam dentes cariados.
Nas fases de desenvolvimento infantil, os dentes sãos são essenciais não só para a correta mastigação, mas também para uma aprendizagem correta da fala e a formação da auto-estima. Sendo a cárie dentária a doença crónica mais comum na infância, causando sensibilidade, dor, evasão escolar e perda de confiança, é fulcral motivar e incentivar os mais pequenos a cuidarem dos seus dentes. Desmistificar a ida ao dentista e a experiência negativa a que lhe está associada, contribui também para um acompanhamento profissional regular, reduzindo a necessidade de tratamentos invasivos.
Desenvolvida por especialistas internacionais, a abordagem pedagógica e lúdica do Programa Escolar “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes” chega a milhões de crianças em idade escolar em mais de 80 países, com o objetivo de promover a escovagem dentária diária e um acompanhamento especializado continuado.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.