radio
Telefonia do Alentejo

Aprovado Projeto de Iluminação Cénica do Aqueduto

Fonte: Câmara de Évora

28 Agosto 2017

O Projeto de Iluminação Cénica do Aqueduto da Água da Prata foi aprovado pela Direção Geral do Património Cultural. Na sequência desta aprovação a Câmara Municipal de Évora irá iniciar o procedimento tendente à adjudicação da empreitada da execução da respetiva obra, estimada em cerca de € 110 000,00.

A intervenção consistirá na iluminação cénica dos troços situados no percurso intramuros do Aqueduto, incidindo nos alçados, no topo-capeamento e intradorso dos arcos.

Na conceção do projeto de iluminação procurou-se otimizar a sua perceção, adotando luz de diferentes tonalidades para os seus alçados e para o interior das arcadas. Os contrastes cromáticos foram concebidos tendo em conta a própria luz dos candeeiros da iluminação pública existente, o que mais acentuará a presença do Aqueduto.

Foram selecionados equipamentos que garantam eficaz controlo da emissão luminosa, cujos ângulos sólidos de emissão correspondam às superfícies a iluminar, para que não haja luz dispersa a perturbar o bem-estar nas edificações vizinhas do Aqueduto. Deste modo, prevê-se a utilização de grelhas anti-encandeantes nas áreas luminosas mais suscetíveis de criar desconforto.

A iluminação dos alçados do Aqueduto no interior da muralha basear-se-á na luz de leds, criando contraste cromático com a iluminação pública.
O projeto de iluminação cénica inscreve-se no Programa de Conservação e Consolidação do Aqueduto da Água da Prata, programa inscrito no World Monument Watch 2016-2017 do World Monument Fund, no âmbito do qual a CME tem vindo desenvolver um conjunto de intervenções e estudos plasmados numa candidatura apresentada e aprovada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.