radio
Telefonia do Alentejo

Inauguração da escultura "CENÁRIO" encerra primeira edição do festival Artes à Rua

Fonte: Câmara de Évora

05 Setembro 2017

A escultura Cenário, do artista eborense Rui Horta Pereira, foi inaugurada no dia 4 de setembro, na Rua Marechal Gomes da Costa (junto ao Hospital Veterinário), na União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras. A obra de arte foi desenvolvida no âmbito do Festival Artes à Rua, tendo sido produzida e executada no Antigo Matadouro de Évora, no Departamento de Escultura em Pedra da Associação Pó de Vir a Ser, no âmbito do ciclo "Farrobodó".

Na cerimónia pública de inauguração, Rui Horta Pereira - formado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - apresentou cenário como uma peça "utilitária" que se pretende "fruída por pessoas e animais". Pode funcionar como banco, local de brincadeira para os mais novos ou bebedor para pássaros ou cães. Esta escultura pública representa também, simbolicamente, "o espaço que se usa para permitir o desenrolar de uma ação, o espaço que se desenha para permitir atuar no presente e estruturar os diálogos do futuro."

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, salientou o significado de a obra, agora inaugurada, ficar para a posteridade no âmbito do Artes à Rua.

Festival Artes à Rua proporcionou mais de 100 espetáculos em julho e agosto

Entre 8 de julho e 27 de agosto foram mais de 100 os espetáculos realizados com a presença de milhares de espetadores nas praças e largos de Évora. "Espero que tenha sido o primeiro de muitos festivais", afirmou Carlos Pinto de Sá, em jeito de balanço da primeira edição. O autarca destacou as propostas e iniciativas dos criadores locais, salientando a importância de "permitir o acesso à cultura" a toda a população, uma vez que todos os espetáculos foram de entrada livre e em espaço público.

O Artes à Rua foi promovido pela Câmara Municipal de Évora tendo trazido nomes como Luisa Sobral, Rão Kyao ou Sílvia Pérez Cruz.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.