radio
Telefonia do Alentejo

Monsaraz foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias

Fonte: Nota de Imprensa

05 Setembro 2017

Monsaraz foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. No concurso realizado em Piódão e transmitido em direto na RTP1, Monsaraz obteve mais votos do que Monsanto, a outra localidade que disputava a vitória na categoria Aldeias Monumento.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, diz que “foi com muita emoção que vivi o concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, especialmente ontem na gala final quando foi anunciada a vitória de Monsaraz. Esta distinção dos portugueses vem certificar mais uma vez a beleza monumental e arquitetónica de Monsaraz, mas também a genuinidade das suas gentes que tão bem sabem receber. Este prémio é muito importante para a promoção turística de Monsaraz, que atualmente recebe cerca de 100 mil turistas por ano, e eu gostaria que todos os portugueses conhecessem esta maravilha de Portugal”.

O autarca refere ainda que “depois de Monsaraz ter sido um dos 21 monumentos finalistas das 7 Maravilhas de Portugal, há uma década, recebeu agora o merecido galardão. Este prémio é de todos os munícipes do concelho, que têm tanto orgulho em Monsaraz, mas especialmente dos Montesarenses, que sempre defenderam a sua terra e as suas tradições. Quero ainda agradecer à claque e à madrinha de Monsaraz, a doutora Clara Capucho, por nos terem acompanhado na defesa da nossa candidatura neste concurso”.

Monsaraz integrou inicialmente a categoria Aldeias Monumento, em conjunto com Monsanto, Almeida, Estói, Evoramonte, Idanha-a-Velha e Sortelha. Na gala final do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, as vencedoras de cada uma das categorias foram Monsaraz (Aldeias Monumento), Fajã dos Cubres (Aldeias de Mar), Dornes (Aldeias Ribeirinhas), Sistelo (Aldeias Rurais), Piódão (Aldeias Remotas), Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas) e Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas).

Sobre Monsaraz
A monumentalidade de Monsaraz deve-se a milénios de história nesta região. Monsaraz recebeu influências romanas, visigóticas, árabes, judaicas e cristãs e tem na sua envolvente mais de 150 monumentos megalíticos identificados, alguns com mais de seis mil anos de história.

No interior de Monsaraz destaca-se o seu conjunto arquitetónico, com cerca de vinte monumentos e locais de interesse protegidos pelas imponentes muralhas que se mantêm com a passagem do tempo, tais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e todo o casario. Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem, agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.

As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.