radio
Telefonia do Alentejo

EPAL/AdVT resolve problema de falta de água no município do Redondo

Fonte: Nota de Imprensa

05 Setembro 2017

A EPAL / AdVT (Águas do Vale do Tejo), juntamente com a Associação dos Beneficiários da Obra da Vigia e em articulação com o Município de Redondo, encontraram uma solução no sentido de minimizar os efeitos da seca sobre o sistema de abastecimento público que serve a região do Redondo.
A solução de engenharia encontrada foi concebida e executada com meios internos da EPAL/AdVT e compreende duas ligações e a utilização de uma conduta existente (da AdVT) de forma reversível, possibilitando a ligação da água proveniente da barragem do Alqueva diretamente à Estação Elevatória da Vigia, viabilizando o acesso a outra origem de água, de melhor qualidade e quantidade, solução que mereceu o imediato apoio da APA e demais entidades envolvidas.
O sistema constitui assim uma solução de adaptação às alterações climáticas, na linha do que a EPAL tem vindo a desenvolver, de forma pioneira, já há vários anos para outras regiões por si abastecidas.
Importa referir que o abastecimento de água ao Município do Redondo é efetuado a partir de uma captação superficial existente na Albufeira da Vigia e, atendendo à situação de seca extrema que a região atravessa e também devido ao facto da albufeira ser utilizada para rega de vastas áreas agrícolas, o seu volume tem vindo a reduzir progressivamente, tendo atingido níveis limite que poderão condicionar a quantidade e a qualidade da água captada. Sem estas medidas, hoje implementadas, a continuidade do abastecimento em condições normais às populações, encontrava-se em risco.
Paralelamente, no âmbito do Programa de Prevenção, Controlo e Gestão da Seca, coordenado pela APA, e do próprio Plano de Contingência para a Albufeira da Vigia, desenvolvido pela EPAL/AdVT, estão a ser preparadas e implementadas diversas outras medidas de contingência visando a minimização dos efeitos da seca ao nível do abastecimento as populações.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.