radio
Telefonia do Alentejo

Coro Polifónico Eborae Mvsica e Alaúde

Retratos de amor e saudade na Renascença

16 de Setembro

Fonte: Nota de Imprensa

13 Setembro 2017

Canções de amor (correspondido ou não) de saudade e até de traição perfazem algumas das temáticas dos madrigais da renascença, dos quais o Eborae Musica quis trazer para esta apresentação. Ao som do Alaúde (André Barroso) o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, sob a direção de Eduardo Martins, fará por criar reminiscências desse período na sala da Renascença no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora. O Concerto tem lugar no dia 16 de Setembro pelas 21h30.

Programa : Ay linda amiga- Anónimo (Cancioneiro do Palácio) ; Dindirindin – Anónimo; Ti ti le li - Jacques de Wert (1535-1596) ; Je ne l’ose dire - Pierre Certon (1520-1572) ; Il est bel et bon - Pierre Passereau (1509-1547) ; Instrumental ; Amor, dicea (Lamento della Ninfa) - Monteverdi (1567-1643) ; Instrumental; Il bianco et dolce cigno - Arcadelt (1507-1568) ; Matona mia cara -Orlando di Lasso (1532-1594) ; Greensleeves - Henrique VIII (1491-1547) ; April is in my mistress face - Thomas Morley (1558-1602) ; Fair phyllis I saw - John Farmer (1570-1601) ;

O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” fez em Setembro de 1987 a sua primeira apresentação pública, integrada no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas. Destacam-se nas suas atuações a participação nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que a Associação Eborae Musica organiza, anualmente no mês de Outubro. Nas deslocações internacionais destaca-se a participação na Europália 91 na Bélgica e a participação no 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia onde ficou classificado em 3.º lugar, obtendo a medalha de bronze. Dirigido atualmente por Eduardo Martins, foi dirigido antes por Adelino Santos, Francisco d’Orey e Pedro Teixeira.
André Barroso (Alaúde, Tiorba) - estudou guitarra clássica na Academia dos Amadores de Música e no Conservatório Nacional de Lisboa. É licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa. Em 1989 estabeleceu-se em Basileia/Suiça onde iniciou o estudo de alaúde com Nuno Torka Miranda. Posteriormente trabalhou com Oliver Holzenburg, Schizuko Noiri e Hopkinson Smith . Entre 1992 - 1997 prosseguiu os seus estudos de Alaúde, Tiorba e Baixo contínuo com o professor Rolf Lisveland em Trossingen, na Alemanha. Desde 1999, em Portugal , faz e fez parte de diferentes agrupamentos de Música Antiga em que se destacam : ” Ensemble Barroco do Castelo”, “Duo Verancitá”,e “7 Lágrimas Ensemble”.
Maestro Eduardo Martins foi aluno do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano, tendo concluído o respetivo curso já no Conservatório de Música de Coimbra. Licenciado em Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, encontra-se neste momento a frequentar o mestrado em Direção Coral com os maestros Paulo Lourenço e Alberto Roque, sendo maestro assistente do Coro de Câmara da mesma escola (ESML). Foi Diretor Artístico do Grupo Coral Laudamus – Ovar (1999-2011) e Coro de Letras da Universidade de Coimbra (2004-2006). Atualmente dirige o Grupo Coral ViVaVoz – Oeiras, Coro Tejo e Coro Sacro da ESML – Lisboa, Coro da Universidade de Lisboa e o Coro Polifónico Eborae Musica (desde 2013).

Este Concerto é organizado pela Associação Musical “Eborae Mvsica” com apoios por parte do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Câmara Municipal de Évora e órgãos de Comunicação Social.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.