radio
Telefonia do Alentejo

Paço dos Henriques acolheu I Semana PAGUS

Fonte: Nota de Imprensa

18 Setembro 2017

Para assinalar as comemorações do Tratado da Paz das Alcáçovas (4 de setembro de 1479) e a abertura do conjunto histórico-arquitetónico “Paço dos Henriques” (4 de setembro de 2016), o Município de Viana do Alentejo, o Programa PAGUS e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, promoveram de 4 a 9 de setembro, a I Semana PAGUS, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas. Com esta ação pretendeu-se valorizar o diálogo entre culturas e civilizações, bem como promover a salvaguarda do património.
A iniciativa visou a criação, segundo Paulo Lima, Diretor do Programa PAGUS, “de uma plataforma experimental na vila de Alcáçovas, que mostre como o património e, em particular, o património cultural imaterial é um espaço de diálogo e pode contribuir para a construção da paz a partir das tradições, dos usos e dos costumes das gentes, povos, culturas e civilizações”.
Do programa fez parte um ciclo de conferências com a presença de especialistas de áreas como a museologia, a importância da água, a partilha digital do conhecimento e a história do fabrico de chocalhos em Alcáçovas.
No dia 4 de setembro decorreu a sessão oficial comemorativa do Tratado da Paz das Alcáçovas que incluiu a apresentação dos Prémios PAGUS. Esse dia fechou com a inauguração da exposição de cartoons “(…) Esta coisa tão nossa de querer ser Património da Humanidade”, de Luís Afonso, que reúne cartoons publicados na última década e meia e que serão publicados em catálogo.
Já no dia 7 teve lugar a assinatura do protocolo para a constituição do PAGUS entre o Município de Viana do Alentejo e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, bem como a apresentação da plataforma digital WWW.PAGUS.PT e o programa PAGUS 2017/2018: estratégia e ações.
Apresentado foi também o Festival PAX MUSICAE, que pretende constituir-se como uma plataforma de diálogo através da música entre culturas e civilizações em conflito.
De salientar que o PAGUS é um projeto destinado à salvaguarda da paisagem e do património cultural imaterial euro-mediterrânico e para a promoção do turismo sustentável, que resulta de uma parceria entre o Município de Viana do Alentejo e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.