radio
Telefonia do Alentejo

Alentejo acolhe um dos maiores Stupas do mundo ocidental

Fonte: Nota de Imprensa

27 Setembro 2017

No próximo sábado, dia 30 de Setembro, a comunidade Guhya Mantrika de budismo tibetano inaugura o Stupa Tashi Gomang no centro de retiros de Santa Susana, Alcácer do Sal, um importante monumento da arquitectura sagrada budista.

A cerimónia inaugural dará por completa a construção do monumento, iniciada em 2016, e cujo nome em português significa Grande Stupa da Auspiciosidade. O edifício tem 16 metros de altura e inclui um templo de 36 metros quadrados no piso térreo preparado para acolher rituais, cerimónias e palestras sobre os ensinamentos de Buda. O Tashi Gomang será um dos mais altos stupas do mundo ocidental.

Construir um stupa de raiz era um dos planos e objetivos a concretizar a curto prazo pela Comunidade Guhya Mantrika desde a abertura do centro de retiros de Santa Susana em 2014. Este centro, de nome Thubten Phuntsog Gephel Ling, promove e organiza atividades e retiros ao longo do ano em articulação com o Centro de
Estudos Tibetanos Pendê Ling de São João do Estoril, pertencente à mesma comunidade. O centro de retiros no Alentejo inscreve-se na rota internacional de turismo religioso budista tibetano e também no roteiro dos curiosos por budismo que se aproximam para terem contacto com a meditação e os ensinamentos budistas.

Lama Gyurme, responsável pela Comunidade Guhya Mantrika, explica: “Este stupa é um marco devido ao seu profundo simbolismo e impacto positivo sobre o mundo e os seres vivos em geral, em particular em Portugal e singularmente na região do Alentejo em que estamos situados. Os Stupas trazem auspiciosidade, prosperidade e são uma fonte de bênção para todos aqueles que o vêem.”

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.