radio
Telefonia do Alentejo

Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central

Fonte: Nota de Imprensa

29 Setembro 2017

No passado dia 21 de setembro, realizou-se, na sede da CIMAC em Évora, o segundo workshop técnico do PIAAC-AC, no qual foram apresentados aos técnicos municipais das 14 autarquias que compõem a Comunidade Intermunicipal os resultados do relatório da fase 1 - ‘Caracterização e diagnóstico de vulnerabilidades atuais do Alentejo Central’ - através da devolução e reflexão sobre o trabalho realizado pela equipa de especialistas do consórcio CEDRU-IGOT-WE CONSULTANTS. Complementarmente à contextualização e cenarização climáticas e à identificação de impactos e avaliação de vulnerabilidades atuais e futuras, abordaram-se igualmente, de forma prospetiva face ao trabalho a realizar, a identificação e avaliação das opções e medidas de adaptação e as temáticas setoriais da saúde humana e dos recursos hídricos na adaptação às alterações climáticas.

Neste workshop foi também entregue o manual 2 – ‘Identificação e avaliação de opções de adaptação’, sendo parte integrante dos materiais de apoio preparados especificamente para desenvolvimento do PIAAC-AC. De forma a atingir os objetivos acima identificados, o manual introduz uma série de novos conceitos-chave sobre a temática da adaptação, reforçando os conceitos iniciais já disseminados nos manuais anteriormente entregues ‘Programa Formativo e Guia Metodológico’ e ‘Identificação de Vulnerabilidades Climáticas Atuais e Futuras’.

No seguimento deste momento de capacitação no qual participaram muito ativamente os técnicos municipais presentes, começarão a ser delineadas as medidas e opções de adaptação que, a prazo, poderão vir a ser implementadas no Alentejo Central, de modo a apresentar as mesmas para análise e discussão num próximo workshop técnico já agendado para o início de dezembro.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.