radio
Telefonia do Alentejo

Teatro Garcia de Resende

CICLO DE TEATRO ESPANHOL

De 10 a 14 de Outubro

Fonte: Nota de Imprensa

10 Outubro 2017

No âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, o Ciclo de Teatro Espanhol está de regresso ao Teatro Garcia de Resende.
O circuito conta com o envolvimento de companhias portuguesas e espanholas e visa desenvolver as relações teatrais no espaço ibérico, contribuindo dessa forma, para aproximar estas duas realidades, através de um maior conhecimento da produção teatral do país vizinho e da circulação do nosso trabalho em Espanha, numa manifestação clara e inequívoca do interesse nas relações transfronteiriças.

Programa:
Dia 10, às 21h30 - “María Zambrano La palabra danzante”, Karlik Danza Teatro
A Companhia Karlik Danza Teatro, no âmbito do seu 25.º aniversário, decidiu homenagear a filósofa espanhola María Zambrano, a primeira mulher a receber o prémio Miguel de Cervantes da Literatura (1988). Esta Companhia convida-nos a conhecer a figura de María Zambrano como mulher, pensadora, criadora da palavra dançante, da imagem e da metáfora.
Encenação e dramaturgia de Cristina D. Silveira, na interpretação Elena Sánchez Nevado e Lara Martorán.

Dia 12, às 21h30 - “La otra mano de Cervantes”, Teatro La Fundición
Almas em movimento. Realidade, humor, ironia e fantasia. Setembro de 1597, dezanove anos antes da sua morte, Cervantes é preso no Cárcel Real de Sevilha, onde segundo a sua própria voz, engendrou Don Quijote de la Mancha.
Esta obra de Blasco Vilches é uma aproximação aos espectadores de hoje da figura mais importante da literatura espanhola, através da encenação de Pedro Álvarez-Ossorio.
Encenação de Pedro Álvarez-Ossorio e na interpretação Sebastián Haro, Jasio Velasco (viola) e Carmen García Moreno (violoncelo)

Dia 14, às 21h30 - “Un encuentro con Miguel Hernandez”, Teatro Guirigai
Como mestres de cerimónia, três actores convidam o espectador a encontrar-se com momentos vitais da vida de Miguel Hernandez, um dos poetas mais conhecidos do público espanhol e que acompanhou diferentes gerações nas décadas mais obscuras do franquismo até à transição para a democracia.
Encenação e dramaturgia de Agustín Iglesias e interpretação de Magda Gª – Arenal, Raúl Rodriguez e Jesús Peñas.

Este projecto enquadra-se numa intervenção mais alargada que o Cendrev vem desenvolvendo com o universo espanhol, também na área das formações técnicas de teatro e no panorama das marionetas, nomeadamente através da participação dos Bonecos de Santo Aleixo em festivais do outo lado da fronteira.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.