radio
Telefonia do Alentejo

Município de Viana no combate à violência doméstica

Fonte: Nota de Imprensa

06 Novembro 2017

No âmbito do Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género – Concelho de Viana do Alentejo, realizou-se no passado dia 2 de novembro, no Salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, a primeira reunião que contou com a presença de todos os parceiros.
Em cima da mesa estiveram a apresentação das entidades participantes, a identificação dos interlocutores bem como a definição da articulação e cooperação institucional.
Recorde-se que este protocolo foi assinado no passado dia 21 de julho, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, no âmbito da Conferência “Combate à Violência Domésica e de Género – Um desígnio de todas e todos”, promovida pelo Município de Viana do Alentejo, que surgiu depois de um ato de violência doméstica ocorrido no concelho e que preocupou várias entidades.
Assinaram o Protocolo o Município de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, a Junta de Freguesia de Aguiar, o Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social, I.P., a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Alentejo, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Procuradoria da República da Comarca de Évora, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Alentejo, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Évora, a Cáritas Arquidiocesana de Évora e a Associação Terra Mãe – Lar e Centro de Acolhimento para Crianças e Jovens.
Segundo o Protocolo a Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género visa uma territorialização das respostas na área de violência, enfatizando as ações de formação, sensibilização e aprofundamento do conhecimento, articulado com as forças de segurança, as entidades com competência em matéria de proteção social e as organizações não governamentais.
A implementação deste Protocolo no concelho de Viana do Alentejo visa alcançar com o envolvimento de todos os parceiros, uma resposta mais eficaz e eficiente no combate e prevenção da violência doméstica, não apenas para o concelho, mas também para o distrito de Évora.
O presente protocolo, que tem a duração de dois anos, tem por objetivo a implementação de uma resposta que passa pelo atendimento, apoio e proteção às vítimas de violência doméstica e de género e na sensibilização e combate a esta problemática.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.